Buscar

Identifique a VJI e a VJE e suas relações. Como elas se iniciam e como terminam? A veia jugular interna (VJI) drena sangue do encéfalo, da região ...

Identifique a VJI e a VJE e suas relações. Como elas se iniciam e como terminam?

A veia jugular interna (VJI) drena sangue do encéfalo, da região anterior da face, das vísceras cervicais e dos músculos profundos do pescoço.
A VJI origina-se no forame jugular na fossa posterior do crânio como a continuação direta do seio sigmóideo.
A VJI situa-se na parte lateral da bainha carótica, e o nervo vago está localizado na parte posterior.
A VJI deixa a região cervical anterior passando profundamente ao músculo ECM e segue profundamente ao espaço entre as cabeças esternal e clavicular desse músculo, unindo-se à veia subclávia para formar a veia braquiocefálica.

Essa pergunta também está no material:

Anatomia do Pescoço: Osso Hióide e Fáscia Cervical
9 pág.

Anatomia Humana I Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A veia jugular interna (VJI) é responsável por drenar o sangue do encéfalo, da região anterior da face, das vísceras cervicais e dos músculos profundos do pescoço. Ela se origina no forame jugular na fossa posterior do crânio como a continuação direta do seio sigmóideo. A VJI situa-se na parte lateral da bainha carótica, e o nervo vago está localizado na parte posterior. A veia jugular externa (VJE) é uma veia superficial que se origina na região parotídea e segue anteriormente ao longo do pescoço, drenando o sangue da pele e dos músculos superficiais do pescoço. A VJE se une à VJI para formar a veia jugular interna, que por sua vez se une à veia subclávia para formar a veia braquiocefálica. A relação entre a VJI e a VJE é que a VJE se une à VJI para formar a veia jugular interna. O início da VJI é no forame jugular na fossa posterior do crânio, enquanto o início da VJE é na região parotídea. O término da VJI é quando ela se une à veia subclávia para formar a veia braquiocefálica, enquanto o término da VJE é quando ela se une à VJI para formar a veia jugular interna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais