Buscar

Sobre as espécies tributárias, julgue as assertivas a seguir: Para conhecimento da natureza específica das diversas espécies tributárias previstas ...

Sobre as espécies tributárias, julgue as assertivas a seguir:
Para conhecimento da natureza específica das diversas espécies tributárias previstas no Sistema Tributário Nacional, é essencial o exame do fato gerador da respectiva obrigação, tendo em vista que, à luz do Código Tributário Nacional, a natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la: a denominação e demais características formais adotadas pela lei e a destinação legal do produto da sua arrecadação.
As contribuições sociais, consoante a doutrina contemporânea majoritária, ostentam natureza tributária, aplica-se-lhes, portanto, a disposição – contida no Código Tributário Nacional (CTN) – segundo a qual a natureza jurídica específica do tributo é determinada pela hipótese de incidência da respectiva obrigação, sendo irrelevante para qualificá-la a destinação do produto da sua arrecadação.
O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado por Taxa.
É irrelevante para qualificar a natureza jurídica específica de cada tributo a denominação e demais características formais adotadas pela lei.
De acordo com a CF/88, é irrelevante para qualificar a natureza jurídica específica de cada tributo a destinação legal do produto de sua arrecadação.

C
E
E
C
C

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIOS DE DIREITO
24 pág.

Direito Tributário I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As assertivas são as seguintes: 1. Para conhecer a natureza específica das espécies tributárias, é essencial examinar o fato gerador da obrigação tributária, sendo irrelevantes a denominação e outras características formais adotadas pela lei e a destinação legal do produto da arrecadação. 2. As contribuições sociais têm natureza tributária e sua qualificação é determinada pela hipótese de incidência da obrigação tributária, sendo irrelevante a destinação do produto da arrecadação. 3. O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado por taxa. 4. A denominação e outras características formais adotadas pela lei são irrelevantes para qualificar a natureza jurídica específica de cada tributo. 5. A destinação legal do produto da arrecadação é irrelevante para qualificar a natureza jurídica específica de cada tributo. Com base nas assertivas apresentadas, as alternativas corretas são: A) 1, 2, 3, 4 e 5 estão corretas. B) 1, 2, 3 e 5 estão corretas. C) 1, 2, 4 e 5 estão corretas. D) 1, 3, 4 e 5 estão corretas. E) 2, 3, 4 e 5 estão corretas. A alternativa correta é a letra C.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais