Logo Passei Direto
Buscar
A Pedagogia Progressista nasceu para fazer uma análise crítica sobre a Educação, buscando identificar os fatores que interferem diretamente no campo educacional e explicam o sucesso e o fracasso do aluno. Mantendo sempre o objetivo de valorizar a experiência do aluno e desenvolver a sua autonomia, a Pedagogia Progressista se ramifica em outras três linhas de pensamento. A partir das características abaixo, assinale a opção que nomeia a Tendência Pedagógica que abarca estas características:

O professor está a serviço do aluno, atuando com um conselheiro.
Os conteúdos resultam das necessidades do aluno e não são impostos.
O método contempla a liberdade de expressão e valorizam a vivência em grupo.
Enfatiza a aprendizagem informal e coletiva.

Progressista Crítica-social dos Conteúdos


Liberal Renovadora


Progressista Renovadora


Progressista Libertadora


Progressista Libertária
User badge image
LUANA DE FREITAS VASCONCELOS

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A descrição apresentada se alinha com a Progressista Libertadora. Essa tendência pedagógica valoriza a autonomia do aluno, a liberdade de expressão e a aprendizagem coletiva, além de considerar as necessidades dos estudantes na construção do conhecimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A tendência pedagógica que abarca as características descritas é a Progressista Libertadora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O conceito de Metodologias Ativas está muito presente nas discussões atuais sobre Educação; em especial sobre o modo de adequar o processo de ensino e aprendizagem à realidade contemporânea, a partir do tipo de sociedade nascida da internet e do impacto que ela trouxe.
Sobre as Metodologias Ativas, considere as seguintes afirmativas: I - Buscam colocar o conteúdo no centro do processo de ensino e aprendizagem, permitindo ao aluno o acesso aos conhecimentos de que necessita. II - O professor deixa de ser o detentor do conhecimento. Ao professor, cabe, então, orientar os alunos nessa busca pelo conhecimento. III - O sucesso de qualquer estratégia de ensino utilizada a partir das metodologias ativas depende da mudança decisiva na atuação do professor em sala de aula. Das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente III é falsa.
Somente III é verdadeira.
Somente I é falsa.
Somente II é verdadeira.

Embora não vivamos em uma realidade tão futurista como a apresentada na maioria dos filmes de ficção científica, muitas instituições de ensino ou mesmo a ação individual de professores e alunos estão impregnadas de mídias digitais. Isso é perceptível pelo uso de aplicações, dispositivos e programas de computador para as tarefas educacionais.
Considerando algumas das ferramentas usadas atualmente no processo de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que não se enquadra, necessariamente, nesse contexto de utilização de mídia digital:
Serviço de Busca de Conteúdo Online.
Utilização de Datashow.
Armazenamento em nuvem.
Plataforma de Publicação de Conteúdo Online.
AVA = Ambiente Virtual de Aprendizagem.

"O processo da educação não é apenas o conteúdo a ser estudado, mas a aprendizagem de valores e de atitudes que ajudarão a pessoa a ser melhor no presente e no futuro". Esta concepção acerca da Didática, definida quando essa área do conhecimento se estruturou historicamente, tinha então como princípio central:
Ensinar tudo a todos.
Educação e moral para formar o cidadão.
Ensinar o pensamento crítico como fundamento.
Educação para todos.
Educar com base nos cinco pilares da educação.

Talvez você já tenha ouvido que "A Educação é uma prática que gera a si mesma" ou "Com carinho e dedicação consegue-se ensinar qualquer pessoa". Obviamente, a prática educativa, o afeto e a atenção necessária ao ato de educar são fundamentais e, portanto, necessários. Por outro lado, essas frases podem deixar transparecer que a Didática não seja desnecessária, bastando mera espontaneidade para que a aprendizagem aconteça.
Esse risco existe, entre outros fatores, porque há uma compreensão equivocada da Didática ou, especificamente, da ABORDAGEM DIDÁTICA. Sobre esse assunto, considere as afirmativas a seguir: I - A Didática deve ser entendida como uma ferramenta pedagógica que impulsiona o professor a refletir sobre as formas de abordagem do conhecimento, das metodologias, da necessidade de planejamento e de tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem. II - A abordagem didática deve ser entendida como um "fazer reflexivo" que leva o professor a ampliar sua visão sobre as formas de ensinar e de aprender, facilitando a escolha das metodologias que dão sentido à sua prática. III - O professor deve desenvolver e definir métodos e técnicas que garantam a aquisição de determinados conhecimentos a todos seus alunos, sem interferência externas que possam retardar este processo. Das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente III é falsa.
Somente II é falsa.
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira.

Na Abordagem Comportamentalista, a educação está fortemente ligada à transmissão cultural, transmissão de padrões de comportamentos éticos e sociais, além da necessidade de competências específicas capazes de controlar o ambiente, a realidade onde a aprendizagem se dá.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação contrária a essa abordagem.
O processo de ensino-aprendizagem é uma mudança comportamental do sujeito resultante das práticas vividas e reforçadas pelo professor.
A metodologia do ensino precisa aplicar o processo do reforço na relação professor-aluno.
O docente estabelece a proposta de aprendizagem a partir da estruturação dos elementos.
As experiências curriculares individuais no processo de aprendizagem dificultam objetivos previamente propostos.
O ambiente de aprendizagem deve ser previamente planejado pelo professor.

O processo de contextualização da Transposição Didática permite que tornemos o conhecimento científico ou de referências mais próximo à realidade e às experiências dos alunos. Assim, o conhecimento se torna mais concreto e menos abstrato. Porém, o processo de troca de conhecimentos é interligado pela transposição em três momentos, que devem estar conectados e trabalhando simultaneamente. São eles:
Das afirmativas acima:
I - A SABEDORIA: utilizada pelos autores, livros didáticos e pela ciência.
II - O SABER ENSINAR: usado para atingir os objetivos em sala, ou seja, o planejamento escolar.
III - O SABER ENSINADO: produzido efetivamente em sala de aula, pelos alunos.
Somente I é verdadeira.
I e III são falsas.
Somente II é falsa.
Somente III é falsa.
I e II são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina