Logo Passei Direto
Buscar
Sobre este questionamento, qual das afirmativas abaixo não nos auxilia para que possamos responde-lo no contexto da Ação Pedagógica?
A Ação Pedagógica é um conceito fundamental porque nos coloca diante da mais fundamental questão educacional: há efetiva aprendizagem quando opto por um determinado método de ensino?
Todos os profissionais envolvidos no processo escolar (professores, coordenadores pedagógicos e gestores) devem ter como referência da Ação Pedagógica os alunos e seus conhecimentos e saberes.
O conceito de Ação Pedagógica é importante porque, anteriormente a ela, as concepções didáticas eram muito mais filosóficas do que necessariamente preocupadas com a aprendizagem particular dos indivíduos.
A Ação Pedagógica, sinônimo de Ação Docente, busca atuar na reflexão da prática que se dá entre professores e alunos.
A educação é um processo que não se restringe apenas à escola, mas também à sociedade; porém a escola é um espaço privilegiado de ensino-aprendizagem legitimamente estabelecido.
Todas as alternativas estão incorretas.
User badge image
Didaticamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre qual afirmativa não auxilia no contexto da Ação Pedagógica, é importante analisar cada uma das opções apresentadas. A Ação Pedagógica é, de fato, um conceito que envolve a reflexão sobre a prática educativa e a aprendizagem dos alunos. A afirmativa que diz "Todas as alternativas estão incorretas" não auxilia, pois contradiz a ideia de que as outras afirmativas têm relevância no contexto da Ação Pedagógica. Portanto, essa é a opção que não contribui para a discussão. Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das formas de compreender a relação entre alunos e professores em sala de aula e, portanto, no contexto da Ação pedagógica, é percebê-la como relação de poder. A imagem da Esfinge suicidando-se quando tem seu enigma decifrado por Édipo, permite-nos uma boa analogia para esta percepção.
Sobre esta concepção de Ação Pedagógica, analise as afirmativas abaixo:
I - As nossas relações sociais são marcadas por disputas, e essa teia de relações de poder toca e modifica constantemente o cotidiano, também no ambiente escolar.
II - Ação Didática no ato educacional nos remete à intencionalidade; essa relação é afetada pela teia de poderes, mas também se integra em um conjunto de regras sociais que o professor se vale para manter do seu lado elementos do poder.
III - Esta relação de poder ocorre pela falta de enfrentamento por parte dos alunos, não questionando a autoridade dos professores ou a importância dos saberes presentes no currículo formal escolar.
Somente II é falsa.
Somente III é falsa.
Somente I é verdadeira.
II e III são verdadeiras.
I e II são falsas.

O relatório organizado por Jacques Delors, editado no Brasil como livro intitulado Educação: um tesouro a descobrir (1998), caracteriza a proposta para UNESCO e os projetos educacionais que deveriam servir de base para uma Educação para o século XXI.
Assinale a alternativa que apresenta estes Pilares:
Aprender a Fazer, Aprender a Conviver.
Aprender a Fazer, Aprender a Conviver, Aprender a Ser.
Aprender a Conviver, Aprender a Ser, Aprender a Fazer.
Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver, Aprender a Ser.
Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer.

Eis que você está fazendo um curso on-line e percebe que foram usados inúmeros OA (Objetos de Aprendizagem): além do texto, você encontra vídeos, infográficos, podcasts e outros recursos. Assim, você percebe que a preocupação da instituição de ensino foi aproveitar o máximo de recursos a fim de facilitar sua aprendizagem.
Levando em conta esses critérios, analise as seguintes afirmativas sobre o objeto de aprendizagem:
I - Deve ser acessado por qualquer pessoa (com ou sem deficiência) e utilizado em diferentes contextos.
II - Deve ter objetivos de aprendizagem os mais complexos possíveis, visando mais perspectiva que aplicabilidade.
III - Deve ser de fácil utilização e seguir os padrões de usabilidade.
IV - A estrutura deve estar em perfeito funcionamento, sem erros no conteúdo.
Somente III é falsa.
Somente III é verdadeira.
Somente II é verdadeira.
Somente I é falsa.
Somente II é falsa.

"O processo da educação não é apenas o conteúdo a ser estudado, mas a aprendizagem de valores e de atitudes que ajudarão a pessoa a ser melhor no presente e no futuro". Esta concepção acerca da Didática, definida quando essa área do conhecimento se estruturou historicamente, tinha então como princípio central:
Ensinar tudo a todos.
Educação e moral para formar o cidadão.
Ensinar o pensamento crítico como fundamento.
Educação para todos.
Educar com base nos cinco pilares da educação.

A Tendência Progressista Crítico-social dos Conteúdos prioriza os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. Portanto, a Educação assume a responsabilidade de assegurar que todos tenham acesso aos conhecimentos científicos para que possam desenvolver a sua consciência crítica frente à sociedade em que vivem.
Ainda sobre. Sobre essa Tendência, considere as seguintes afirmativas:
I - A sociedade é valorizada como local principal para a aquisição dos saberes; o que leva a uma desvalorização do papel da escola, tão comum em modelos tradicionais de ensino.
II - O conteúdo a ser estudado baseia-se nos conhecimentos universais, acumulados pela sociedade, que são constantemente reavaliados frente às realidades sociais.
III - Define a Aprendizagem como a capacidade do aluno de processar as informações, ligando os conceitos específicos aos mais gerais.
Somente III é verdadeira.
Somente I é falsa.
Somente II é falsa.
Somente III é falsa.
Somente II é verdadeira.

A Teoria Cognitivista, pela amplitude de sua abordagem, pode ser melhor compreendida quando identificamos as correntes teóricas que desenvolveram propostas específicas para sua aplicabilidade no âmbito educacional.
Considere, a seguir, a descrição das correntes teóricas e de suas principais características:
I - Construtivista
II - Sociointeracionista
III - Significativa
1 (C), II (A), III (B)
1 (B), II (C), III (B)
1 (B), II (A), III (C)
1 (A), II (B), III (C)
1 (A), II (C), III (B)

Na Abordagem Comportamentalista, a educação está fortemente ligada à transmissão cultural, transmissão de padrões de comportamentos éticos e sociais, além da necessidade de competências específicas capazes de controlar o ambiente, a realidade onde a aprendizagem se dá.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação contrária a essa abordagem.
O processo de ensino-aprendizagem é uma mudança comportamental do sujeito resultante das práticas vividas e reforçadas pelo professor.
A metodologia do ensino precisa aplicar o processo do reforço na relação professor-aluno.
O docente estabelece a proposta de aprendizagem a partir da estruturação dos elementos.
As experiências curriculares individuais no processo de aprendizagem dificultam objetivos previamente propostos.
O ambiente de aprendizagem deve ser previamente planejado pelo professor.

Mais conteúdos dessa disciplina