Buscar

Com relação ao disposto na CF sobre a DP, assinale a opção correta. A) A forma de remuneração dos servidores integrantes das carreiras da DP não ...

Com relação ao disposto na CF sobre a DP, assinale a opção correta.


A) A forma de remuneração dos servidores integrantes das carreiras da DP não consta do texto constitucional por constituir matéria regulada por legislação infraconstitucional.
B) A CF assegura aos defensores públicos a garantia da inamovibilidade, mas não a vitaliciedade, garantida a juízes e membros do MP.
C) Compete à União organizar e manter a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios.
D) Compete privativamente à União legislar sobre a organização administrativa, orçamentária e financeira das DPs dos estados, dos territórios e do DF.
E) Cabe ao Senado Federal dispor sobre matérias de competência da União, como a organização da Defensoria Pública da União e dos Territórios.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 - IJE (1)
7 pág.

Instituições Judiciarias e Ética Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Compete à União organizar e manter a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios." A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 134, estabelece que a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV. Além disso, a CF prevê que a organização e a manutenção da Defensoria Pública são de competência da União para o Distrito Federal e os Territórios, e dos Estados para as respectivas unidades federativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais