Buscar

A diferença entre diodos e transistores é que o diodo é um componente com dois terminais (anodo e catodo), e seu princípio de funcionamento é: se p...

A diferença entre diodos e transistores é que o diodo é um componente com dois terminais (anodo e catodo), e seu princípio de funcionamento é: se polarizado de forma direta ele conduz, já se polarizado de forma reversa ele não conduz, através disto, a sua grande aplicação é em circuitos que convertem tensão CA em tensão CC (circuitos retificadores). Já o transistor, também é um componente semi-condutor, porém com três terminais (base, coletor e emissor) sendo subdivididos em PNP e NPN, seu princípio de funcionamento se baseia em uma “torneira” ou chave eletrônica, onde através de uma pequena excitação de corrente na base, faz conduzir elevadas correntes entre coletor e emissor, por exemplo. Sua principal aplicação é em circuitos chaveadores de tensão e em circuitos amplificadores, devido ao ganho de corrente que ele pode fornecer a um circuito.

O diodo é um componente com dois terminais (anodo e catodo).
O princípio de funcionamento do diodo é que se polarizado de forma direta ele conduz, já se polarizado de forma reversa ele não conduz.
A grande aplicação do diodo é em circuitos que convertem tensão CA em tensão CC (circuitos retificadores).
O transistor é um componente semi-condutor com três terminais (base, coletor e emissor).
O princípio de funcionamento do transistor se baseia em uma “torneira” ou chave eletrônica.
Uma pequena excitação de corrente na base do transistor faz conduzir elevadas correntes entre coletor e emissor.
A principal aplicação do transistor é em circuitos chaveadores de tensão e em circuitos amplificadores.
O transistor pode fornecer ganho de corrente a um circuito.

Essa pergunta também está no material:

respostas P01
5 pág.

Eletrônica I Fatec OsascoFatec Osasco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo, a diferença entre diodos e transistores é que o diodo é um componente com dois terminais (anodo e catodo), e seu princípio de funcionamento é que se polarizado de forma direta ele conduz, já se polarizado de forma reversa ele não conduz. Sua grande aplicação é em circuitos que convertem tensão CA em tensão CC (circuitos retificadores). Já o transistor é um componente semi-condutor com três terminais (base, coletor e emissor), sendo subdivididos em PNP e NPN. Seu princípio de funcionamento se baseia em uma “torneira” ou chave eletrônica, onde através de uma pequena excitação de corrente na base, faz conduzir elevadas correntes entre coletor e emissor. Sua principal aplicação é em circuitos chaveadores de tensão e em circuitos amplificadores, devido ao ganho de corrente que ele pode fornecer a um circuito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais