Buscar

Em 1903, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, Diretor-Geral de Saúde Pública com a missão de combater as ...

Em 1903, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, Diretor-Geral de Saúde Pública com a missão de combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: febre amarela, peste bubônica e varíola. Em 1904 foi publicada uma lei sobre a vacinação contra a varíola, gerando uma revolta popular, denominada Revolta da Vacina. Aponte as principais características desse episódio e sua correlação com a vacinação.


Após o episódio a vacinação tornou-se obrigatória e passado algum tempo, com aceitação dessa medida, a epidemia de varíola foi controlada.
O modelo de saúde desse período que envolve uma abordagem coletiva e ambiental da doença e caracteriza-se pela prática autoritária recebe o nome de sanitarismo campanhista.
Movimentos estudantis e populares iniciaram as manifestações, sob a liderança de políticos governistas ao governo e médicos favoráveis à vacina.
A aprovação dessa lei permitia a entrada das brigadas sanitárias acompanhadas por policiais nas residências para a vacinação com o apoio da população.
A vacinação obrigatória foi aceita pela população, sem nenhum tipo de manifestação contrária.

Essa pergunta também está no material:

ASSISTENCIA FARMACEUTICA
5 pág.

Assistência Farmacêutica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O médico sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, Diretor-Geral de Saúde Pública com a missão de combater as três principais epidemias que assolavam o Rio de Janeiro: febre amarela, peste bubônica e varíola. Em 1904, foi publicada uma lei sobre a vacinação contra a varíola, gerando uma revolta popular, denominada Revolta da Vacina. As principais características desse episódio foram a resistência popular à vacinação obrigatória, a violência e a repressão policial contra os manifestantes, além da participação de estudantes e políticos na liderança dos protestos. A correlação com a vacinação se deu pelo fato de que a população não compreendia a importância da vacinação para o controle da epidemia de varíola e acreditava que a vacina causava doenças e deformações. Após o episódio, a vacinação tornou-se obrigatória e, passado algum tempo, com a aceitação dessa medida, a epidemia de varíola foi controlada. O modelo de saúde desse período que envolve uma abordagem coletiva e ambiental da doença e caracteriza-se pela prática autoritária recebe o nome de sanitarismo campanhista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais