Buscar

Na inexistência de normas gerais federais sobre um esporte novo, recém-introduzido no país: pode um Estado-Membro, dentro de seu território, legis...

Na inexistência de normas gerais federais sobre um esporte novo, recém-introduzido no país:

pode um Estado-Membro, dentro de seu território, legislar plenamente sobre a matéria, eis que se trata de competência legislativa concorrente. (correto art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: IX - educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação)
não pode um Estado-Membro legislar sobre a matéria enquanto não houver normas gerais estabelecidas por lei federal, visto tratar-se de competência legislativa concorrente.
não pode o Estado-Membro legislar sobre a matéria, visto que se trata de competência privativa da União e dos Municípios.
pode um Estado-Membro, dentro de sua jurisdição, estabelecer normas gerais sobre a matéria, cuja eficácia não será suspensa ainda que haja superveniência de normas gerais sobre a matéria, estabelecidas por lei federal. (errado, pois havendo normas gerais e o sancionar uma norma supralegal, posteriormente a constituição editar norma sobre o assunto deverá a norma supralegal ser revogada em decorrência do princípio da máxima efetividade de norma constitucional e o da hierarquia das normas constitucionais)

Essa pergunta também está no material:

4 pág.

Direito Constitucional II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "não pode o Estado-Membro legislar sobre a matéria, visto que se trata de competência privativa da União e dos Municípios." Isso ocorre porque, de acordo com a Constituição Federal, a competência para legislar sobre desporto é privativa da União e dos Municípios, não sendo possível que um Estado-Membro legisle sobre a matéria. Além disso, a competência legislativa concorrente prevista no art. 24 da Constituição Federal não se aplica nesse caso, pois a matéria é de competência privativa da União e dos Municípios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais