Buscar

"Para quem se interessa pela filosofia econômica de Marx, ou mesmo pela relação entre filosofia e economia, a ideia da mais-valia é central. De fat...

"Para quem se interessa pela filosofia econômica de Marx, ou mesmo pela relação entre filosofia e economia, a ideia da mais-valia é central. De fato, é a teoria da mais-valia que permite opor a realidade do capitalismo à representação que dela se dão os capitalistas. Pois bem, essa oposição entre a realidade e a tomada de consciência é a ideia filosófica vinda do pensamento da juventude que domina ainda O Capital e lhe abre lugar no conjunto da empreitada intelectual de Marx. Por outro lado, é também a teoria da mais-valia que permite ligar uma à outra, a teoria econômica e a história; é ela que permite dar uma definição economicamente rigorosa das relações de produção." ARON, Raymond. O marxismo de Marx. trad. Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2003. p. 321. A partir da categoria mais-valia trabalhada no texto acima como estratégia discursiva do marxismo, aponte a alternativa CORRETA:


Para Marx, o que dominou toda a história humana foi a apropriação de uma minoria da mais-valia fornecida pelo trabalho humano.
O mercado industrial de reserva não existiria no sistema capitalista.
A mais-valia não existiria no sistema de produção capitalista.
Para Marx, o trabalhador no capitalismo está livre para vender ou não a sua força de trabalho no mercado.
Segundo Marx, a ideia de mais-valia não perpassa toda a história.

Essa pergunta também está no material:

Questões Avaliando Aprendizado
19 pág.

Ciência Política I Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Para Marx, o que dominou toda a história humana foi a apropriação de uma minoria da mais-valia fornecida pelo trabalho humano." A teoria da mais-valia é central na filosofia econômica de Marx, pois ela permite opor a realidade do capitalismo à representação que dela se dão os capitalistas, além de permitir ligar a teoria econômica e a história, dando uma definição economicamente rigorosa das relações de produção. Para Marx, a apropriação da mais-valia pelo capitalista é a exploração do trabalhador, que produz mais do que recebe em salário, e essa exploração é a base do sistema capitalista.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais