Buscar

4. Considere a citação abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta acerca da concepção materialista da história formulada por Karl Marx. ".....

4. Considere a citação abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta acerca da concepção materialista da história formulada por Karl Marx.
"... na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência."
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28.


A. Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria, ou seja, dependem do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência. Marx, a estrutura econômica (denominada pelo autor como infraestrutura) condiciona as esferas política, jurídica e ideológica (superestrutura). A superestrutura é condicionada pelas condições materiais da sociedade, mas não é um mero espelho da esfera econômica. Dito de outra forma, é uma visão de totalidade que procura articular as várias esferas da vida (econômica, política, jurídica, ideológica etc,)

Essa pergunta também está no material:

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS EXERCICIO DE FIXAÇÃO AULAS 01 A 05
16 pág.

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a A. Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria, ou seja, dependem do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência. Marx, a estrutura econômica (denominada pelo autor como infraestrutura) condiciona as esferas política, jurídica e ideológica (superestrutura). A superestrutura é condicionada pelas condições materiais da sociedade, mas não é um mero espelho da esfera econômica. Dito de outra forma, é uma visão de totalidade que procura articular as várias esferas da vida (econômica, política, jurídica, ideológica etc).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais