Buscar

O pesquisador Lawrence Venuti defende a existência de uma diferenciação entre duas abordagens tradutórias: domesticação e estrangeirização. Qual a ...

O pesquisador Lawrence Venuti defende a existência de uma diferenciação entre duas abordagens tradutórias: domesticação e estrangeirização. Qual a crítica feita pelo autor em relação à abordagem domesticadora?

A abordagem domesticadora é uma proposta que negligencia a cultura do texto de chegada, deixando o enfoque para a cultura do texto de partida.
A. A abordagem domesticadora é uma proposta que negligencia a cultura do texto de chegada, deixando o enfoque para a cultura do texto de partida.
B. A domesticação mostrou-se negativa ao longo da história da tradução por ser uma abordagem preconceituosa que serve aos movimentos de extrema direita.
C. No contexto estadunidense, são mais comuns as traduções domesticadoras, o que atesta e fortalece a hegemonia da cultura dos Estados Unidos na era da globalização, pois as propostas estrangeiras acabam ficando apagadas ou minimizadas.
D. Nos Estados Unidos, a maioria das traduções são estrangeirizadoras. Para Venuti, essa abordagem teria uma conotação negativa, pois ela representa a submissão da cultura estadunidense em relação às demais.
E. Venuti defende a abordagem estrangeirizadora por saber que, nos Estados Unidos, os estrangeirismos são mal vistos pelo público leitor em geral.

Essa pergunta também está no material:

Prova - Tradução e ética
6 pág.

Letras Licenciatura Inglês Faculdade São LuizFaculdade São Luiz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o pesquisador Lawrence Venuti, a crítica feita em relação à abordagem domesticadora é que ela negligencia a cultura do texto de chegada, deixando o enfoque para a cultura do texto de partida. Portanto, a alternativa correta é a A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais