Buscar

Ecologia: Conceitos Fundamentais Definição de ecologia Componentes estruturais de um ecossistema Histórico da ecologia Conceito unificador Áreas de...

Ecologia: Conceitos Fundamentais
Definição de ecologia
Componentes estruturais de um ecossistema
Histórico da ecologia
Conceito unificador
Áreas de estudo
Glossário ecológico
A ecologia é uma ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as interações existentes entre esses seres vivos e seu meio.
Os ecossistemas são constituídos por três componentes: abióticos, bióticos e energia.
A ecologia não tem um início muito bem delineado, mas encontra seus primeiros antecedentes na história natural dos gregos.
O conceito de ecossistema é uma unidade funcional composta de organismos integrados, e em todos os aspectos do meio ambiente em qualquer área específica.
A ecologia é uma ciência multidisciplinar, que envolve biologia vegetal e animal, taxonomia, fisiologia, genética, comportamento, meteorologia, pedologia, geologia, sociologia, antropologia, física, química, matemática e eletrônica.
Espécie é o conjunto de indivíduos semelhantes que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.
População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período.
Comunidade ou biocenose é o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período.
Ecossistema ou sistema ecológico é o conjunto formado pelo meio ambiente físico mais a comunidade que com o meio se relaciona.

Essa pergunta também está no material:

ECOLOGIA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
69 pág.

Biologia Faculdade de Tecnologia Oswaldo CruzFaculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A ecologia é uma ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as interações existentes entre esses seres vivos e seu meio. Os ecossistemas são constituídos por três componentes: abióticos, bióticos e energia. A ecologia não tem um início muito bem delineado, mas encontra seus primeiros antecedentes na história natural dos gregos. O conceito de ecossistema é uma unidade funcional composta de organismos integrados, e em todos os aspectos do meio ambiente em qualquer área específica. A ecologia é uma ciência multidisciplinar, que envolve biologia vegetal e animal, taxonomia, fisiologia, genética, comportamento, meteorologia, pedologia, geologia, sociologia, antropologia, física, química, matemática e eletrônica. Espécie é o conjunto de indivíduos semelhantes que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período. Comunidade ou biocenose é o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período. Ecossistema ou sistema ecológico é o conjunto formado pelo meio ambiente físico mais a comunidade que com o meio se relaciona.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais