Buscar

Porque atribuir a Parmênides de Eléia a primeira elaboração Ontológica? Ele foi o primeiro filósofo a afirmar que o mundo percebido por nossos sen...

Porque atribuir a Parmênides de Eléia a primeira elaboração Ontológica?

Ele foi o primeiro filósofo a afirmar que o mundo percebido por nossos sentidos- o cosmos estudado pela cosmologia- é um mundo ilusório, feito de aparências, sobre as quais formulamos nossas opiniões.
Foi ele também o primeiro a contrapor a esse mundo mutável ( feito de mudança perene dos contrários que se transformam uns nos outros) a idéia de um pensamento e de um discurso verdadeiro referidos aquilo que é realmente.
Com isso Parmênides pretendeu dizer que o Ser é sempre idêntico a si mesmo, imutável, eterno, imperecível, invisível aos nossos sentidos e visível apenas para o pensamento.
Ele foi o primeiro a dizer que a aparência sensível das coisas da Natureza não possui realidade, não existe real e verdadeiramente, não é.
Contrapôs, assim, o Ser (On) ao Não –Ser (me On), declarando: o Não –Ser não é.
A Filosofia é chamada por Parmênides de a Via da Verdade (aletheia), que nega realidade e conhecimento a Via da Opinião (doxa), pois esta ocupa com as aparências, com o Não Ser.

Essa pergunta também está no material:

AD 1 FILOSOFIA
3 pág.

Filosofia Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parmênides de Eléia é considerado o primeiro filósofo a elaborar uma teoria ontológica, pois ele foi o primeiro a afirmar que o Ser é sempre idêntico a si mesmo, imutável, eterno, imperecível, invisível aos nossos sentidos e visível apenas para o pensamento. Ele contrapôs o mundo sensível, feito de aparências, ao mundo verdadeiro, que é o Ser. Com isso, Parmênides negou a realidade das aparências e afirmou que a verdadeira realidade é o Ser. Ele também foi o primeiro a distinguir entre a Via da Verdade (aletheia), que busca o conhecimento verdadeiro, e a Via da Opinião (doxa), que se ocupa apenas com as aparências e o Não-Ser.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais