Buscar

Acerca da relação de causalidade, do crime consumado, tentado e impossível, assinale a opção correta. Relação de causalidade é a relação de causa e...

Acerca da relação de causalidade, do crime consumado, tentado e impossível, assinale a opção correta.
Relação de causalidade é a relação de causa e efeito entre a conduta do agente e o resultado produzido.
No crime consumado, todos os elementos do tipo penal foram realizados pelo agente.
No crime tentado, o agente inicia a execução do crime, mas não consegue consumá-lo por circunstâncias alheias à sua vontade.
No crime impossível, o agente pratica uma conduta que, mesmo que tivesse sido bem-sucedida, não seria considerada crime.
Para resolver o problema da relação de causalidade, o Código Penal adotou a teoria da tipicidade condicional, ou seja, existe nexo causal, em direito penal, quando, entre determinada conduta típica — correspondente à descrita por uma norma penal — e determinado evento, que consiste em particular modificação do mundo exterior — também descrita na dita norma —, existe relação com os característicos de sucessão, necessidade e uniformidade.
Considere a seguinte situação hipotética. Jorge feriu mortalmente o barqueiro Manoel com um tiro de revólver, mas este, antes que sobreviesse a morte em consequência do ferimento sofrido, morreu afogado, porque um tufão fez naufragar o barco em que estava. Nessa situação, Jorge responderá pelo crime de homicídio doloso.
É possível a tentativa no crime preterdoloso.
No crime permanente, como é o caso do cárcere privado, a consumação não depende da cessação da permanência.
Considere a seguinte situação hipotética. André, supondo que seu inimigo estava dormindo na cama de um acampamento, quando na realidade estava morto em virtude de um infarto que sofrera anteriormente, desfechou-lhe seis tiros de revólver. Nessa situação, André não responderá pelo crime de homicídio tentado, em face da ineficácia absoluta do meio.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Direito penal
345 pág.

Direito Penal I Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais