Buscar

Neste tópico você está convidado a entender fisiologicamente o funcionamento do sistema endócrino e suas relações e interações com o exercício físi...

Neste tópico você está convidado a entender fisiologicamente o funcionamento do sistema endócrino e suas relações e interações com o exercício físico. Estudamos no tópico anterior que os efeitos benéficos de exercícios moderados ressaltam o sistema imune. Agora veremos que esses benefícios também interagem no sistema endócrino a partir da ativação das funções hormonais em resposta ao estímulo físico, compreendendo que há indícios de interação entre os sistemas imune, nervoso e endócrino frente ao exercício físico, e que o sistema endócrino interfere nas condições de vitalidade, metabolismo, emoção, sexualidade, crescimento e desenvolvimento (VULCZAK; MONTEIRO, 2008).

O tópico aborda a relação entre o sistema endócrino e o exercício físico.
O sistema endócrino interfere em diversas condições do organismo, como vitalidade, metabolismo, emoção, sexualidade, crescimento e desenvolvimento.
Há indícios de interação entre os sistemas imune, nervoso e endócrino frente ao exercício físico.

Essa pergunta também está no material:

Uniasselvi Fisiologia
280 pág.

Fisiologia do Exercício Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O sistema endócrino é responsável pela produção e liberação de hormônios que regulam diversas funções do organismo, como o metabolismo, crescimento, desenvolvimento, reprodução e resposta ao estresse. Durante o exercício físico, ocorre uma ativação do sistema endócrino, com a liberação de hormônios como a adrenalina, noradrenalina, cortisol, hormônio do crescimento e testosterona, que têm papel importante na adaptação do organismo ao estresse físico. Esses hormônios atuam em diferentes tecidos e órgãos, promovendo a mobilização de energia, aumento da frequência cardíaca e respiratória, melhora da circulação sanguínea, aumento da massa muscular e da densidade óssea, entre outros efeitos benéficos. Além disso, há uma interação entre os sistemas imune, nervoso e endócrino frente ao exercício físico, com a liberação de citocinas e hormônios que regulam a resposta inflamatória e a recuperação muscular após o exercício. Portanto, o exercício físico pode ter efeitos positivos sobre o sistema endócrino, contribuindo para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais