Buscar

Quais são os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa previstos no Código de Processo Civil de 2015? O Código de Processo Civil de 2015 p...

Quais são os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa previstos no Código de Processo Civil de 2015?

O Código de Processo Civil de 2015 prevê procedimentos especiais de jurisdição contenciosa e de jurisdição voluntária.
Os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa são aqueles em que realmente se desenvolve função jurisdicional, ou seja, atividade estatal em busca de solução jurídica a ser imposta soberanamente na solução de situações litigiosas.
Os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa são destinados a orientar a tramitação judicial de certas pretensões que não encontrariam tratamento processual condizente dentro dos parâmetros do procedimento ordinário.
Os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa são: ação de despejo, ação de despejo por falta de pagamento, ação de consignação de aluguel e acessórios da locação, ação revisional de aluguel, ação renovatória, alienação fiduciária em garantia, busca e apreensão, mandado de segurança, ação popular e ação civil pública.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Código de Processo Civil de 2015 prevê diversos procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, que são destinados a orientar a tramitação judicial de certas pretensões que não encontrariam tratamento processual condizente dentro dos parâmetros do procedimento ordinário. Dentre os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa previstos no CPC/2015, podemos citar: - Ação de despejo; - Ação de despejo por falta de pagamento; - Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação; - Ação revisional de aluguel; - Ação renovatória; - Alienação fiduciária em garantia; - Busca e apreensão; - Mandado de segurança; - Ação popular; - Ação civil pública.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais