Buscar

Analise o material da apostila e da bibliografia complementar, e caracterize os elementos centrais do sistema eleitoral, do sistema partidário e do...

Analise o material da apostila e da bibliografia complementar, e caracterize os elementos centrais do sistema eleitoral, do sistema partidário e do sistema de governo adotado no Brasil.

O objetivo da Unidade é apresentar considerações teóricas e históricas sobre os sistemas políticos e suas possíveis interfaces com o universo das organizações.
A atividade política sempre está em constante transformação, seja no plano das ideias, das práticas ou das instituições.
Os partidos políticos são instituições fundamentais para a caracterização de nossos sistemas políticos democráticos.
A política surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C.
A política, no contexto grego, era uma atividade social que diferenciava-se de outros contextos, como o da Pérsia ou do Egito.
Platão e Aristóteles buscaram os fundamentos acerca de qual seria a melhor forma de organização política das sociedades.
Aristóteles defendeu a ideia de que a política utiliza todas as outras ciências e todas elas perseguem um determinado bem, o fim que ela persegue pode englobar todos os outros fins, a ponto de esse fim ser o bem supremo dos homens.
Na experiência grega, em especial no modelo da democracia ateniense, há uma associação entre as ideias de ética e política.
Na Idade Média, a associação entre o poder político e a religião foi o elemento central de sua organização política.
O Renascimento marcou o início de um pensamento moderno sobre a política, a qual aparece como uma atividade separada da religião.
Nicolau Maquiavel construiu aquilo que pode ser denominado de uma teoria realista da política.
O contratualismo é uma escola de pensamento político europeu, surgida entre os séculos XVII e XVIII, que colocava os fundamentos ou a origem do poder político num contrato firmado entre os homens.
Thomas Hobbes defendia o modelo das monarquias absolutas.
John Locke era militante da causa da monarquia constitucional.
Jean Jacques Rousseau era defensor de um modelo republicano de organização.
O Estado de natureza é o momento em que os homens vivem sem normas e regras de regulação da vida social.
Os direitos naturais são direitos dos seres humanos que não são oriundos do Estado, mas derivados da razão humana.
O contrato social é o momento em que os homens saem do estado de natureza e decidem criar o Estado como instituição capaz de regular a vida social.

Essa pergunta também está no material:

UAB - Ciencia Politica - 3ed - Final
134 pág.

Ciência Política I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O sistema eleitoral brasileiro é composto por eleições diretas e indiretas, sendo que as eleições diretas são aquelas em que o eleitor escolhe diretamente o candidato que irá ocupar o cargo eletivo, enquanto as eleições indiretas são aquelas em que os eleitores escolhem os representantes que irão escolher o candidato que ocupará o cargo eletivo. O sistema partidário brasileiro é composto por diversos partidos políticos, que possuem diferentes ideologias e propostas políticas. O sistema de governo adotado no Brasil é o presidencialismo, em que o presidente é o chefe de Estado e de governo, e é eleito diretamente pelo povo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais