Buscar

2. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CAUSADA PELO DESMATAMENTO Por volta de 1966, o governo criou uma política de incentivos fiscais em nome do desenvolvimento...

2. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CAUSADA PELO DESMATAMENTO

Por volta de 1966, o governo criou uma política de incentivos fiscais em nome do desenvolvimento econômico e os agricultores para terem direito de receber o incentivo financeiro para plantar e adquirir equipamentos necessitavam assumir compromisso de desmatar. Após anos de incentivos à produção e à ocupação de terras, os sinais de destruição ficam mais claros. Em 1978, a área desmatada chegou a 14 milhões de hectares. Esse processo de desmatamento trouxe prejuízos ambientais e socioeconômicos muito significativos como:

● A ocorrência de desequilíbrios climáticos com diminuição das chuvas devido à alteração das áreas de mata e do clima, causando grandes períodos de estiagem, e redução da umidade relativa do ar, pois com a remoção das folhagens há uma queda da regulação da temperatura ambiental, deixando-a mais alta e instável; Perda de biodiversidade da fauna e flora nativas e com isso, o equilíbrio ecológico pode tornar-se ameaçado; Degradação de mananciais ao remover a proteção das nascentes e prejudicar a impermeabilização do solo em torno da água; O esgotamento dos solos com a intensificação de processos de erosão e desertificação.

Além dos problemas anteriormente citados, para a sociedade o desmatamento ainda traz diversos prejuízos como o enfraquecimento do ecoturismo, diminuição das possibilidades de pesquisas para a área de fármaco, perda qualidade da água, aumento da resistência a doenças e pragas na agricultura que provém muitas vezes do cruzamento entre espécies nativas próximas.

Segundo Castro (2005), a exploração de madeiras no Brasil foi responsável pelo desaparecimento de espécies de árvores e animais que perderam seu habitat.

Para Margulis (2003) a pecuária constitui a principal atividade responsável pela maior parte do desmatamento.

A redução dos tamanhos das florestas naturais em todo o mundo tem ocorrido como resultado, principalmente, de incêndios, corte de árvores para propósitos comerciais, devastação de terras para utilização da agropecuária, ou até fenômenos naturais.

O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, como:
Degradação de habitat, erosão, perda da biodiversidade, modificação do clima


Essa pergunta também está no material:

Sustentabilidade e Responsabilidade Social (UniFatecie)
161 pág.

Sustentabilidade Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta informações sobre a degradação ambiental causada pelo desmatamento. A política de incentivos fiscais criada pelo governo em 1966 para o desenvolvimento econômico incentivou os agricultores a desmatar para receberem o incentivo financeiro. Esse processo de desmatamento trouxe prejuízos ambientais e socioeconômicos muito significativos, como a ocorrência de desequilíbrios climáticos, perda de biodiversidade da fauna e flora nativas, degradação de mananciais, esgotamento dos solos, enfraquecimento do ecoturismo, diminuição das possibilidades de pesquisas para a área de fármaco, perda qualidade da água, aumento da resistência a doenças e pragas na agricultura que provém muitas vezes do cruzamento entre espécies nativas próximas. O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, como degradação de habitat, erosão, perda da biodiversidade e modificação do clima.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais