Logo Passei Direto
Buscar

4.3 Etapas de Implantação de Sistema de Gestão Ambiental- SGA

User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

As etapas de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) são: 1. Comprometimento da alta direção: a alta direção da empresa deve estar comprometida com a implantação do SGA, definindo objetivos e metas ambientais e fornecendo recursos para a sua implementação. 2. Diagnóstico ambiental: é necessário realizar um diagnóstico ambiental da empresa, identificando os aspectos e impactos ambientais das atividades, produtos e serviços. 3. Definição da política ambiental: a empresa deve definir sua política ambiental, estabelecendo seus compromissos com o meio ambiente e com a prevenção da poluição. 4. Planejamento: é preciso planejar as ações necessárias para atender aos objetivos e metas ambientais estabelecidos, definindo responsabilidades, prazos e recursos. 5. Implementação: é a fase em que as ações planejadas são colocadas em prática, como a elaboração de procedimentos, treinamentos, comunicação interna e externa, entre outras. 6. Verificação: é necessário verificar se as ações implementadas estão sendo eficazes na prevenção da poluição e na melhoria do desempenho ambiental da empresa. 7. Análise crítica: a alta direção deve realizar uma análise crítica do SGA, avaliando sua eficácia e eficiência, e promovendo a melhoria contínua do sistema. Essas são as principais etapas de implantação de um SGA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CAUSADA PELO DESMATAMENTO

Por volta de 1966, o governo criou uma política de incentivos fiscais em nome do desenvolvimento econômico e os agricultores para terem direito de receber o incentivo financeiro para plantar e adquirir equipamentos necessitavam assumir compromisso de desmatar. Após anos de incentivos à produção e à ocupação de terras, os sinais de destruição ficam mais claros. Em 1978, a área desmatada chegou a 14 milhões de hectares. Esse processo de desmatamento trouxe prejuízos ambientais e socioeconômicos muito significativos como:

● A ocorrência de desequilíbrios climáticos com diminuição das chuvas devido à alteração das áreas de mata e do clima, causando grandes períodos de estiagem, e redução da umidade relativa do ar, pois com a remoção das folhagens há uma queda da regulação da temperatura ambiental, deixando-a mais alta e instável; Perda de biodiversidade da fauna e flora nativas e com isso, o equilíbrio ecológico pode tornar-se ameaçado; Degradação de mananciais ao remover a proteção das nascentes e prejudicar a impermeabilização do solo em torno da água; O esgotamento dos solos com a intensificação de processos de erosão e desertificação.

Além dos problemas anteriormente citados, para a sociedade o desmatamento ainda traz diversos prejuízos como o enfraquecimento do ecoturismo, diminuição das possibilidades de pesquisas para a área de fármaco, perda qualidade da água, aumento da resistência a doenças e pragas na agricultura que provém muitas vezes do cruzamento entre espécies nativas próximas.

Segundo Castro (2005), a exploração de madeiras no Brasil foi responsável pelo desaparecimento de espécies de árvores e animais que perderam seu habitat.

Para Margulis (2003) a pecuária constitui a principal atividade responsável pela maior parte do desmatamento.

A redução dos tamanhos das florestas naturais em todo o mundo tem ocorrido como resultado, principalmente, de incêndios, corte de árvores para propósitos comerciais, devastação de terras para utilização da agropecuária, ou até fenômenos naturais.

O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, como:
Degradação de habitat, erosão, perda da biodiversidade, modificação do clima


Quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável?
Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água potável e saneamento
Energia acessível e limpa
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infra-estrutura
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis

As práticas educativas ambientais devem proporcionar mudanças de hábitos, atitudes e práticas sociais. Sendo assim, qual é o papel da Educação Ambiental?


a) Contribuir para a conscientização das pessoas sobre a importância de ter atitudes sustentáveis.
b) Estabelecer limites de emissão para fontes poluidoras prioritárias.
c) Definir padrões de qualidade do ar.

1. O SIGNIFICADO DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Conforme Philippi Junior, Sampaio e Fernandes (2017) são exemplos de conceitos (ou práticas) relacionados à Sustentabilidade Empresarial:
● Avaliação do Ciclo de Vida.
● Cadeia de Suprimentos Verde.
● Logística Reversa.
● Produção + limpa e produção enxuta.


A Sustentabilidade Empresarial é um conjunto de práticas relacionadas ao fluxo e à transformação de bens, desde a extração de suas matérias-primas até a entrega do produto ao consumidor.
A Avaliação do Ciclo de Vida é uma técnica empregada para avaliar o desempenho ambiental de um produto no seu ciclo de fabricação.
A Cadeia de Suprimentos Verde pode ser entendida como um conjunto de, no mínimo, duas entidades envolvidas nos fluxos ascendentes e descendentes de produtos.
A Logística Reversa é uma das especializações da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes.

Exemplo de aplicação da pirâmide de Carroll.

Segundo o texto, o que é ecologia urbana?

Ecologia urbana é uma nova área de estudos ambientais que procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas.
Ecologia urbana lida com as interações de plantas, animais e de seres humanos em áreas urbanas.
Ecologia urbana estuda apenas a vida selvagem encontrada nas cidades para entender até que ponto esses recursos são afetados pela poluição, urbanização e outras formas de pressão.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

O que é o projeto Sustentável atual?

O projeto Sustentável atual exige o pensar globalmente, e atuar regionalmente e viver localmente.
O projeto Sustentável atual exige o pensar localmente, e atuar regionalmente e viver globalmente.
O projeto Sustentável atual exige o pensar regionalmente, e atuar globalmente e viver localmente.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

O que é paisagem?

Paisagem é tudo aquilo que se vê.
A paisagem existe em função do processo histórico diferenciado, embora coexistindo com o instante atual.
A paisagem não é o espaço, mas apenas o momento; é uma parte, mas não a totalidade.
A paisagem em si não possui vida própria, embora ela seja importante, é o resultado dos modos de produção e os momentos desses modos de produção.
Todas as afirmativas estão corretas.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

O que é o Zoneamento Ecológico-Econômico?

O Zoneamento Ecológico-Econômico é um conjunto de normas de uso em função das características bióticas, geológicas, urbanísticas, agropastoris, extrativistas e culturais locais.
O Zoneamento Ecológico-Econômico é um conjunto de normas de uso em função das características econômicas, políticas e culturais locais.
O Zoneamento Ecológico-Econômico é um conjunto de normas de uso em função das características urbanísticas, agropastoris, extrativistas e culturais locais.
O Zoneamento Ecológico-Econômico é um conjunto de normas de uso em função das características bióticas, geológicas e urbanísticas locais.
O Zoneamento Ecológico-Econômico não é mencionado no texto.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) A afirmativa I e IV estão corretas.

O que é gestão ambiental?

Gestão ambiental surge como uma resposta aos problemas ambientais que fazem parte da agenda de diferentes segmentos sociais, buscando prevenir ou minimizar os problemas decorrentes de uma forma de desenvolvimento denominada insustentável.
Gestão ambiental visa apenas a diminuição dos gastos de energia que os sustenta, o seu grau de entropia, assim como os riscos e impactos ambientais, sem prejudicar ou suprimir outros seres da cadeia ecológica da qual o homem faz parte, mantendo a biodiversidade dos ecossistemas.
Gestão ambiental visa apenas a preservação de oportunidades para as gerações futuras, a fim de sustentar o nosso ambiente global e melhorar a qualidade de vida em nossos assentamentos humanos.
Gestão ambiental visa apenas a proteção e aumento da biodiversidade nas cidades.
Todas as afirmativas estão corretas.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina