Buscar

CONSIDERAÇÕES FINAIS Caro(a) acadêmico(a)! Chegamos ao fim dos nossos estudos, mas com a certeza de que não será o fim, pois a partir daqui, te co...

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Caro(a) acadêmico(a)! Chegamos ao fim dos nossos estudos, mas com a certeza de que não será o fim, pois a partir daqui, te convido a continuar buscando mais e mais conhecimentos e interação com essa língua e com a comunidade surda.

Ao longo desta Unidade apresentamos a você alguns aspectos históricos e linguísticos em relação à Libras. Apresentamos uma sequência de sinais contextualizados na gramática da Língua de Sinais, abordamos também, noções básicas sobre a escrita de sinais.

Mais do que simplesmente mostrar esses sinais dentro de um contexto gramatical da língua, proporcionamos que você percebesse a formação de uma língua, a forma como a comunidade surda pode se comunicar em suas conversas, em seus estudos e em sua escrita, e, mais de que tudo, desafiamos você a fazer parte de tudo isso.

Dessa perspectiva, nossa aspiração enquanto formadores é e continuará sendo a de contribuir com o professor que cursou a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras, recebeu uma formação básica nessa área e que passou a ter consciência de que para atuar pedagogicamente no ensino e na aprendizagem dos seus futuros alunos surdos, inseridos nas escolas regulares, deverá aprofundar o conhecimento recebido na disciplina.

Essa meta requer desse professor muito trabalho e muito conhecimento, não só de vida, que é valioso, mas, também, de estudo, de pesquisa e de experiência. Requer, em especial, o envolvimento dele com a prática da Libras. Prática essa que poderá iniciar-se nos cursos de licenciatura, mas que não se encerra apenas com a formação acadêmica.

Destacamos como ponto fundamental nesta Unidade a Língua Brasileira de Sinais como disciplina na formação dos futuros professores, na perspectiva de alcançarmos, pelo esforço da formação, uma atuação propícia para o exercício docente em salas de aula regular inclusiva para surdos, levando-os a uma valorização linguística e cultural dos seus alunos nessas espaços educacionais.

Somando a essa formação, é necessário que o futuro professor entre em contato com a prática da Língua de Sinais, que busque conhecer essa língua para que sua atuação docente seja adequada à diferença linguística dos seus alunos surdos e seja comprometida com a educação inclusiva. Para isso é que a disciplina de Libras, implantada na matriz curricular dos cursos de formação docente, apresenta-se como um importante suporte para o educador.


Essa pergunta também está no material:

APOSTILA - LIBRAS - UNIFATECIE
200 pág.

Libras Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta não está clara. Você poderia reformulá-la ou fazer uma pergunta específica sobre o texto? Estou aqui para ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina