Buscar

No curso da rixa, terceira pessoa que intervém para separar os contendores pode sofrer uma agressão injusta, atual ou iminente, e repeli-la usando ...

No curso da rixa, terceira pessoa que intervém para separar os contendores pode sofrer uma agressão injusta, atual ou iminente, e repeli-la usando moderadamente do meio necessário, causando a morte do seu agressor ou de outro rixante. Estará, sem dúvida, em legítima defesa. Os participantes responderão por rixa qualificada. E entre os rixantes? DAMÁSIO defende a possibilidade de um dos participantes da rixa poder atuar em legítima defesa quando, desenvolvendo-se a rixa apenas por meio de vias de fatos, um deles volta-se contra outro com um punhal, sendo repelido com uma ação que lhe causa a morte. A ocorrência de lesão corporal grave ou morte qualifica a rixa, respondendo por ela inclusive a vítima da lesão grave. Mesmo que a lesão grave ou a morte atinja estranho não participante dela, configura-se a qualificadora. Quando não é identificado o autor da lesão grave ou do homicídio, todos os participantes respondem por rixa qualificada; sendo identificado o autor, os outros continuam respondendo por rixa qualificada, e o autor responderá pelo crime que cometeu em concurso material ou formal, para alguns, com a rixa qualificada. A morte ou lesões corporais graves devem ocorrer durante a rixa ou em consequência dela; não podem ser antes ou depois, isto é, deve haver nexo causal entre a rixa e o resultado morte ou lesão corporal. A ocorrência de mais de uma morte ou lesão corporal não altera a unidade da rixa qualificada que continua sendo crime único, embora deva ser considerada na dosimetria da pena. O resultado agravado deverá recair sobre todos os que dela tomam parte, inclusive sobre os desistentes e sobre aqueles que tenham sido vítimas das lesões graves. Apenas no caso de ter entrado após o resultado qualificador é que não poderá por ele responder. O contato físico é dispensável, podendo, por exemplo, ser executado através do lançamento de objetos (como pedras, garrafas); No caso específico de briga de torcidas, não há rixa e sim crime previsto no Estatuto do Torcedor, lei nº 10.671/2003, Art.41-B:

No curso da rixa, terceira pessoa que intervém para separar os contendores pode agir em legítima defesa.
DAMÁSIO defende a possibilidade de um dos participantes da rixa poder atuar em legítima defesa quando, desenvolvendo-se a rixa apenas por meio de vias de fatos, um deles volta-se contra outro com um punhal, sendo repelido com uma ação que lhe causa a morte.
A ocorrência de lesão corporal grave ou morte qualifica a rixa, respondendo por ela inclusive a vítima da lesão grave.
Quando não é identificado o autor da lesão grave ou do homicídio, todos os participantes respondem por rixa qualificada; sendo identificado o autor, os outros continuam respondendo por rixa qualificada, e o autor responderá pelo crime que cometeu em concurso material ou formal, para alguns, com a rixa qualificada.
A morte ou lesões corporais graves devem ocorrer durante a rixa ou em consequência dela; não podem ser antes ou depois, isto é, deve haver nexo causal entre a rixa e o resultado morte ou lesão corporal.
A ocorrência de mais de uma morte ou lesão corporal não altera a unidade da rixa qualificada que continua sendo crime único, embora deva ser considerada na dosimetria da pena.
O contato físico é dispensável, podendo, por exemplo, ser executado através do lançamento de objetos (como pedras, garrafas).
No caso específico de briga de torcidas, não há rixa e sim crime previsto no Estatuto do Torcedor, lei nº 10.671/2003, Art.41-B.

Essa pergunta também está no material:

10 - Crimes Contra as Pessoas
54 pág.

Dos Crimes Contra A Pessoa UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "No curso da rixa, terceira pessoa que intervém para separar os contendores pode sofrer uma agressão injusta, atual ou iminente, e repeli-la usando moderadamente do meio necessário, causando a morte do seu agressor ou de outro rixante. Estará, sem dúvida, em legítima defesa."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais