Buscar

Pode-se dizer que dois eventos distintos ocorrem no acoplamento quimiosmótico. Quais são esses eventos? Cite alguns dos usos da energia derivada do...

Pode-se dizer que dois eventos distintos ocorrem no acoplamento quimiosmótico. Quais são esses eventos? Cite alguns dos usos da energia derivada do processo quimiosmótico em organismos vivos.

O acoplamento quimiosmótico ocorre em dois estágios interligados.
No primeiro, os elétrons de alta energia, proveniente da quebra oxidativa de açúcares, são transferidos ao longo de uma série de transportadores de elétrons na membrana.
Essa transferência de elétrons libera energia, que é utilizada para bombear prótons (H+ derivados da água), através da membrana e, assim, gerar um gradiente eletroquímico de prótons, uma força produtora que provoca o deslocamento de íons através da membrana por meio da diferença de concentração de um meio para o outro (do hipotônico para o hipertônico) e de carga elétrica, passando a ser uma forma de energia estocada que pode ser oferecida para realizar trabalho útil quando há a permissão para o refluxo através da membrana em favor do seu gradiente eletroquímico.
No segundo estágio, o refluxo dos H+ em favor do gradiente eletroquímico através de uma enzima chamada ATP sintase, que catalisa a síntese de ATP dependente de energia a partir de ADP e fosfato inorgânico.
O papel desempenhado por essa enzima é semelhante ao de uma turbina, permitindo que o gradiente de prótons direcione a produção de ATP.

Essa pergunta também está no material:

Questões respiração respondidas
3 pág.

Fisiologia Vegetal Universidade do TocantinsUniversidade do Tocantins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os dois eventos distintos que ocorrem no acoplamento quimiosmótico são: 1. A geração de um gradiente eletroquímico de prótons através da membrana, que é produzido pela bomba de prótons, que utiliza a energia liberada pela transferência de elétrons para bombear prótons através da membrana. 2. A síntese de ATP pela ATP sintase, que utiliza a energia armazenada no gradiente eletroquímico de prótons para catalisar a síntese de ATP a partir de ADP e fosfato inorgânico. Alguns dos usos da energia derivada do processo quimiosmótico em organismos vivos incluem: - Síntese de ATP para fornecer energia para as células realizarem trabalho útil, como a contração muscular, a síntese de proteínas e a divisão celular. - Bombear íons através da membrana, como na absorção de nutrientes pelas células intestinais ou na excreção de resíduos pelos rins. - Movimento de flagelos e cílios, que são estruturas celulares que permitem que as células se movam. - Produção de calor, como no caso dos mamíferos que mantêm a temperatura corporal constante através da produção de calor pelo processo quimiosmótico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando