Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros

Questão 2 Durante corridas muito longas, é natural que haja desaceleração nos instantes finais. No entanto, numa corrida de curta duração, os compe...

Questão 2
Durante corridas muito longas, é natural que haja desaceleração nos instantes finais. No entanto, numa corrida de curta duração, os competidores não param de acelerar até o instante em que cruzam a linha de chegada.

Um competidor, cuja massa era igual a 60 kg, partiu do repouso no momento em que a corrida teve início. Ele apresentou aceleração e, ao cruzar a linha de chegada, após percorrer 100 metros, tinha a velocidade igual a 10 m/s.

Com base nas informações apresentadas, calcule o impulso do competidor durante o percurso.


a. 580 N.s.
b. 700 N.s.
c. 610 N.s.
d. 650 N.s.
e. 600 N.s.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para calcular o impulso do competidor, podemos usar a relação entre impulso e variação de momento linear. O impulso (I) é dado pela fórmula: \[ I = \Delta p = m \cdot \Delta v \] onde: - \( m \) é a massa do competidor (60 kg), - \( \Delta v \) é a variação da velocidade. Como o competidor partiu do repouso, a velocidade inicial (\( v_0 \)) é 0 m/s e a velocidade final (\( v_f \)) é 10 m/s. Portanto, a variação de velocidade (\( \Delta v \)) é: \[ \Delta v = v_f - v_0 = 10 \, \text{m/s} - 0 \, \text{m/s} = 10 \, \text{m/s} \] Agora, substituindo os valores na fórmula do impulso: \[ I = m \cdot \Delta v = 60 \, \text{kg} \cdot 10 \, \text{m/s} = 600 \, \text{kg.m/s} \] Como 1 kg.m/s é equivalente a 1 N.s, temos: \[ I = 600 \, \text{N.s} \] Portanto, a alternativa correta é: e) 600 N.s.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular o impulso do competidor durante o percurso, é necessário utilizar a fórmula do impulso: Impulso = Força x Tempo Como não temos informações sobre a força, podemos utilizar a equação da cinemática para encontrar a aceleração: V² = Vo² + 2aΔS Substituindo os valores, temos: 10² = 0 + 2a x 100 a = 5 m/s² Agora podemos calcular a força utilizando a segunda lei de Newton: F = m x a F = 60 x 5 F = 300 N Por fim, podemos calcular o impulso: Impulso = Força x Tempo Impulso = 300 x 2 Impulso = 600 N.s Portanto, a alternativa correta é a letra E) 600 N.s.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 5
Instrumentos de medição, apesar de terem a mesma finalidade desde o momento em que foram desenvolvidos, passaram por diversas mudanças no decorrer dos séculos. Diversos fatores foram bases para essas melhorias.

A respeito de instrumentos de medida e suas mudanças em geral com o passar das décadas, são feitas as seguintes afirmacoes:

I – Uma das maiores mudanças pertinentes aos instrumentos de medida foi a precisão, que se tornou maior com o desenvolvimento da tecnologia.

II – Termômetros de mercúrio tiveram seu uso abolido, pois são instrumentos com precisão muito baixa e não têm usabilidade prática.

III – Dinamômetros, que são os instrumentos usados para determinar forças, dependem diretamente do uso de molas.

IV – A segurança do manipulador foi um dos fatores considerados durante a evolução dos instrumentos de medição.

É correto o que se afirma em:


a. II, III e IV, apenas.
b. I, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina