Buscar

Estudo mostra que Guarulhos é a 10ª cidade mais desigual do país quando o assunto é o acesso a emprego. No município, os 10% mais ricos têm mais qu...

Estudo mostra que Guarulhos é a 10ª cidade mais desigual do país quando o assunto é o acesso a emprego. No município, os 10% mais ricos têm mais quase três vezes mais empregos disponíveis a uma distância de 30 minutos de caminhada de onde moram que os 40% mais pobres. A informação está em diagnóstico apresentado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O levantamento aponta que o acesso a educação, emprego e saúde nas 20 maiores cidades brasileiras se dá de forma desigual quando são analisadas pessoas de diferentes faixas de renda e grupos raciais. Segundo o geógrafo do Ipea Rafael Pereira, o estudo mostra que há um padrão: pessoas brancas e de renda mais alta têm acesso a essas oportunidades e serviços mais próximos de casa. “Seja caminhando a pé, seja de transporte público, ou de bicicleta, essas pessoas têm facilidade muito maior de acessar oportunidades de emprego, saúde e educação. Essas desigualdades variam muito entre cidades no Brasil, mas são marcantes em praticamente todas as cidades”, afirma ele, que trabalhou em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento. De acordo com o pesquisador, as oportunidades de emprego estão concentradas nos centros urbanos, exigindo maiores deslocamentos e provocando maiores desigualdades. O estudo aponta São Paulo como o município mais desigual do país, onde os 10% mais ricos têm mais que nove vezes mais empregos disponíveis a uma distância de 30 minutos de caminhada de onde moram que os 40% mais pobres.

ATIVIDADE PROPOSTA

A desigualdade quando não observado e combatido pode gerar crime, doença, degradação ambiental e prejudicar o crescimento econômico. Identifique qual o impacto desta desigualdade na sua comunidade, apresentado os tipos que mais atinge e impactam a sua região. Apoiado com a teoria apresente as possíveis soluções que estreite a diferença entre as pessoas. 

Respostas

3 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A desigualdade no acesso a empregos em Guarulhos pode gerar impactos negativos na comunidade, como aumento da criminalidade, doenças, degradação ambiental e prejuízo ao crescimento econômico. Os grupos mais afetados são os mais pobres e os de minorias raciais. Para solucionar esse problema, é necessário investir em políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades, como a criação de programas de capacitação profissional, a instalação de empresas em regiões periféricas e a melhoria do transporte público para facilitar o acesso aos empregos. Além disso, é importante combater a discriminação racial e de gênero no mercado de trabalho e promover a inclusão social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image