Buscar

Qual foi a trajetória do Ensino Médio no Brasil? O Ensino Médio no Brasil era dual, com o Ensino Médio propedêutico para as elites e o ensino prof...

Qual foi a trajetória do Ensino Médio no Brasil?

O Ensino Médio no Brasil era dual, com o Ensino Médio propedêutico para as elites e o ensino profissionalizante para as classes populares.
A Lei 5.692/71 tornou o ensino médio profissional obrigatório em todo o país.
A Constituição de 1988 e a LDBEN 9.394/96 mantiveram a separação entre ensino profissional e propedêutico para o acesso às instituições de educação superior.
Em 2004, foi proposta a integração do ensino médio com a educação profissional, regulamentada pelo Decreto nº 5.154/2004.

Essa pergunta também está no material:

Políticas educacionais brasileiras
38 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Ensino Médio no Brasil passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Inicialmente, era dual, com o Ensino Médio propedêutico destinado às elites e o ensino profissionalizante para as classes populares. Com a Lei 5.692/71, o ensino médio profissionalizante tornou-se obrigatório em todo o país. A Constituição de 1988 e a LDBEN 9.394/96 mantiveram a separação entre ensino profissional e propedêutico para o acesso às instituições de educação superior. Em 2004, foi proposta a integração do ensino médio com a educação profissional, regulamentada pelo Decreto nº 5.154/2004. Atualmente, o Ensino Médio no Brasil passa por uma reforma, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a flexibilização do currículo, permitindo que os estudantes escolham as disciplinas que desejam estudar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais