Buscar

Desafio a) Observe a tirinha abaixo e reflita sobre os tipos de variação linguística que podemos encontrar na fala das personagens Rosinha e Chico ...

Desafio
a) Observe a tirinha abaixo e reflita sobre os tipos de variação linguística que podemos encontrar na fala das personagens Rosinha e Chico Bento.

HQs de Chico Bento, coleção Linhas e Entrelinhas, vol. 2, p. 154.

Extraída de: VIANA, Suelen A. Por uma interface sociolingüística no livro didático de língua portuguesa: análises e contribuições. Dissertação (Mestrado em Linguística). Florianópolis, UFSC, 2005.

b) Destaque fenômenos variáveis encontrados na fala das personagens.

c) Converse com seus colegas sobre essas diferenças e pense em um trabalho que poderia ser feito na sala de aula sobre diferenças regionais e ou sociais.

a) A tirinha apresenta variação linguística regional e social.
b) Na fala de Rosinha, podemos encontrar a variação do pronome pessoal do caso reto 'eu' para 'nóis', além da variação do verbo 'fazer' para 'fazê'. Na fala de Chico Bento, podemos encontrar a variação do pronome pessoal do caso reto 'eu' para 'ocê'.
c) Um trabalho que poderia ser feito na sala de aula sobre diferenças regionais e/ou sociais seria a análise de diferentes variedades linguísticas presentes em músicas populares brasileiras.

Essa pergunta também está no material:

Sociolinguística UFSC - Coelho
172 pág.

Sociolingüística Universidade Estadual do CearáUniversidade Estadual do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A alternativa correta é a letra A, pois a tirinha apresenta variação linguística regional e social. b) Na fala de Rosinha, podemos encontrar a variação do pronome pessoal do caso reto 'eu' para 'nóis', além da variação do verbo 'fazer' para 'fazê'. Na fala de Chico Bento, podemos encontrar a variação do pronome pessoal do caso reto 'eu' para 'ocê'. c) Um trabalho que poderia ser feito na sala de aula sobre diferenças regionais e/ou sociais seria a análise de diferentes variedades linguísticas presentes em músicas populares brasileiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais