Buscar

Quais são as principais diferenças entre as forças, o posicionamento e os movimentos realizados no meio terrestre e aquático? Na terra, o ser hum...

Quais são as principais diferenças entre as forças, o posicionamento e os movimentos realizados no meio terrestre e aquático?


Na terra, o ser humano fica na vertical e em contato com uma superfície sólida. Ao nadar, toma a posição horizontal no meio líquido. Esse dado por si só deveria modificar todos os estudos relacionados à aquisição de força, de resistência e de habilidades que o homem pode realizar. Dentro d’água, fundamentalmente, utilizamos outros três princípios básicos para um trabalho com eficácia:
Princípio de Arquimedes: todo corpo imerso em um fluido recebe uma força de baixo para cima (empuxo) igual ao volume da massa líquida deslocada.
Princípio de Pascal: todo corpo imerso em um fluido recebe pressões em todas as direções e partes do corpo.
Terceira Lei de Newton: para toda ação, corresponderá uma reação em módulo e sentido contrário.
Com esses parâmetros, podemos construir programas exclusivamente aquáticos na área funcional:
desenvolver o equilíbrio (estático e dinâmico);
trabalhar diversas posições em água que são praticamente impossíveis em terra (uma pessoa que, em terra, caminha com o auxílio de muletas, dispensa-as na água pelo efeito da pressão hidrostática, sofre redução do impacto pelo princípio de Arquimedes e redução da frequência cardíaca, ocasionada pelo aumento do retorno venoso provocado pela força de baixo para cima, o empuxo etc.);
aumentar o tônus muscular pelo resultado do esforço contrário ao empuxo, dentre outros tantos benefícios que o ser humano poderá ter ao estar em contato com o meio líquido.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais diferenças entre as forças, o posicionamento e os movimentos realizados no meio terrestre e aquático são: - Posicionamento: Na terra, o ser humano fica na vertical e em contato com uma superfície sólida, enquanto na água, toma a posição horizontal no meio líquido. - Forças: Na água, o corpo humano recebe uma força de baixo para cima (empuxo) igual ao volume da massa líquida deslocada, de acordo com o Princípio de Arquimedes. Além disso, todo corpo imerso em um fluido recebe pressões em todas as direções e partes do corpo, de acordo com o Princípio de Pascal. Já na terra, as forças são exercidas principalmente pela gravidade. - Movimentos: Na água, os movimentos são realizados com maior facilidade devido à redução do impacto pelo princípio de Arquimedes e redução da frequência cardíaca, ocasionada pelo aumento do retorno venoso provocado pela força de baixo para cima, o empuxo, entre outros fatores. Além disso, é possível trabalhar diversas posições em água que são praticamente impossíveis em terra, como por exemplo, uma pessoa que, em terra, caminha com o auxílio de muletas, dispensa-as na água pelo efeito da pressão hidrostática. Essas diferenças devem ser levadas em consideração na hora de desenvolver programas de treinamento específicos para cada meio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais