Buscar

SP4 NCS 3 A dieta brasileira é bastante rica em carnes vermelhas. Muito se discute sobre o consumo ideal de proteínas, pois seu consumo exagerado p...

SP4 NCS 3
A dieta brasileira é bastante rica em carnes vermelhas. Muito se discute sobre o consumo ideal de proteínas, pois seu consumo exagerado por adultos saudáveis, sem a realização de exercícios físicos, pode aumentar os níveis de colesterol, resultando em danos a saúde.
a) Explique por que a ingestão excessiva de proteína associada à prática diminuída ou ausente de atividade física pode levar aumento de peso.
b) Definir porta do fígado e citar os três principais componentes do pedículo hepático correlacionando-os com a função.
c) O fígado é o principal responsável pela produção de proteínas plasmáticas. A principal proteína plasmática produzida pelo fígado é a Albumina. Uma das funções da albumina é a manutenção da pressão oncótica. A diminuição das concentrações plasmáticas de albumina leva à diminuição dessa função. Explique em que consiste a manutenção desta pressão e a possível consequência ao indivíduo caso diminua esta função.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A ingestão excessiva de proteína associada à prática diminuída ou ausente de atividade física pode levar ao aumento de peso, pois o excesso de proteína é armazenado no corpo como gordura, resultando em um acúmulo de gordura corporal e, consequentemente, no aumento de peso. b) A porta do fígado é uma estrutura localizada na face inferior do fígado, que é responsável por receber o sangue proveniente do sistema porta hepático, que é composto pela veia porta hepática, artéria hepática e ducto colédoco. Os três principais componentes do pedículo hepático são a veia porta hepática, a artéria hepática e o ducto colédoco. A veia porta hepática é responsável por transportar o sangue rico em nutrientes proveniente do trato gastrointestinal para o fígado, enquanto a artéria hepática é responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para o fígado. O ducto colédoco é responsável por transportar a bile produzida pelo fígado para o intestino delgado. c) A pressão oncótica é a pressão exercida pelas proteínas plasmáticas, como a albumina, na corrente sanguínea. A albumina é a principal proteína plasmática produzida pelo fígado e é responsável por manter a pressão oncótica, que é importante para manter o equilíbrio entre o líquido presente nos vasos sanguíneos e o líquido presente nos tecidos. A diminuição das concentrações plasmáticas de albumina leva à diminuição da pressão oncótica, o que pode resultar em um acúmulo de líquido nos tecidos, causando edema.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais