Buscar

TEXTO PARA QUESTÃO 02: Manoel de Barros (2010, p. 109), apresenta “que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem...

TEXTO PARA QUESTÃO 02:

Manoel de Barros (2010, p. 109), apresenta “que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”.


???? QUESTÃO 02: Considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA acerca da formação de professores no ensino de ciências humanas, em especial no componente curricular de Geografia. 


*

1 ponto


A reflexão atual da formação de professores paira em torno de que, por muitos anos, o ensino de aspectos geográficos se reduziu à memorização de conteúdos, muitas vezes, fora do cotidiano dos estudantes. A exemplo disso, não eram considerados no ensino de Geografia a localidade em que a escola estava inserida. Nesse contexto, esses educandos apenas decoravam aspectos geográficos mais superficiais como, as regiões do Brasil ou para cada país, relevo, clima, vegetação, população, agricultura, cidades, indústrias.


O professor pode ser formado em quaisquer áreas das ciências humanas, porém se ele vincular os conhecimentos básicos de Geografia ao cotidiano dos estudantes, sua prática estará se distanciando da possibilidade destes aprenderem significativamente.


A demanda educacional de formação docente requer desse profissional a falta de uma contribuição efetiva relacionada ao conceito de identidade, expresso de diferentes formas, como por exemplo, na compreensão perceptiva da individualidade e da coletividade, nas relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.


A formação docente deve prever que o professor necessita além dos conteúdos básicos, manter a Geografia enciclopédica, mnemônica e sem sentido para o aluno. O professor deve permanecer como o agente ativo que transmite o conteúdo sem dar sentido à sua prática e ao objeto de estudo, desmotivando esse estudante ao aprendizado.


Com a formação em pauta, o professor de Geografia, a fim de desempenhar bem seu papel, não precisa de muitas habilidades, conhecimentos e envolvimento com as práticas educativas, e nem necessita buscar inovação.Nesse sentido, ensinar Geografia é apenas a manutenção de um modelo cartesiano de ensinar tudo a todos os estudantes de maneira equitativa e plural.

💡 1 Resposta

User badge image

Jose Barbosa

A formação docente deve prever que o professor necessita, além dos conteúdos básicos, vincular os conhecimentos de Geografia ao cotidiano dos estudantes, distanciando-se da mera transmissão de conteúdo sem sentido e buscando inovação nas práticas educativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais