Buscar

Quais são os procedimentos técnicos destacados por Gil (2008)? Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Experimental Levantamento Estudo de caso Pesquisa Ex...

Quais são os procedimentos técnicos destacados por Gil (2008)?
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Experimental
Levantamento
Estudo de caso
Pesquisa Ex post facto
Pesquisa-Ação
Pesquisa Participante
I - A pesquisa bibliográfica é elaborada a partir da análise e interpretação do conteúdo de materiais como livros, artigos de periódicos e textos da Internet.
II - A pesquisa experimental é um método de investigação que se determina um objeto de estudo, em que se verifica o efeito de uma ou mais variáveis que seriam capazes de influenciá-lo.
III - O levantamento é a pesquisa que envolve perguntas diretas de pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
IV - O estudo de caso envolve o estudo profundo de fenômenos descobertos de maneira que se permita retratar o seu amplo e complexo conhecimento.
V - A pesquisa ex-post-facto lida com variáveis que, por sua natureza, não são manipuláveis, como sexo, classe social, nível intelectual, preconceito, autoritarismo etc.
VI - A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa com base empírica, pois, se realizada aliada com uma ação ou com uma resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes atuam de forma cooperativa ou participativa.
VII - A pesquisa participante é uma concepção de pesquisa em que se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, buscando permitir à comunidade análise de sua realidade para benefício próprio.
a) I, II, III, IV, V, VI e VII estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III, IV, V e VI estão corretas.
e) Apenas as afirmativas IV, V, VI e VII estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

METODOLOGIA-DA-PESQUISA-CIENTÍFICA-1

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a descrição, as alternativas corretas são: b) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Isso porque as afirmativas V, VI e VII não estão corretas. A afirmativa V está incorreta, pois a pesquisa ex-post-facto lida com variáveis que não são manipuláveis, mas não necessariamente as variáveis citadas na afirmativa. A afirmativa VI está incorreta, pois a pesquisa-ação não necessariamente precisa ser realizada aliada com uma ação ou resolução de um problema coletivo. E a afirmativa VII está incorreta, pois a pesquisa participante não necessariamente busca permitir à comunidade análise de sua realidade para benefício próprio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais