Buscar

A empresa XP fabrica um tipo especial de ração para cachorro em três cidades do Paraná: Cianorte, Alto Alegre e Rolândia. Ela tem representantes qu...

A empresa XP fabrica um tipo especial de ração para cachorro em três cidades do Paraná: Cianorte, Alto Alegre e Rolândia. Ela tem representantes que se encarregam de estocar e redistribuir o produto ao comércio varejista das respectivas regiões a elas atribuídas. Esses representantes distribuidores estão localizados nas cidades de Campo Mourão, Cascavel e Maringá, o que condiciona o valor de frete a cada destino. A empresa tem limitações de produção em todas as unidades de sua planta. Por sua vez, cada um dos distribuidores demanda quantidade mensal (em toneladas) diferente de produtos: Cianorte – 340, Alto Alegre – 250 e Rolândia – 300. Já as quantidades mensais de fornecimento (toneladas) por cidade são: Campo Mourão – 240, Cascavel – 350 e Maringá – 300. No quadro de transporte a seguir, a última linha mostra as necessidades nos destinos, e a última coluna, as disponibilidades nas origens.

Os outros dados representam custos unitários de transporte das viagens para seus respectivos destinos.

Campo Mourão: D1 Cascavel: D2 Maringa: D3

Cianorte: O1 90 110 190 340

Alto Alegre: О2 240 350 150 250

Rolandia: O3 180 280 210 300

240 350 300

Construa o modelo do sistema e determine a solução ótima, via solver, a forma como deve ser realizado o transporte para minimizar o custo.

Respostas

9 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver o problema de transporte da empresa XP, é necessário utilizar o Solver do Excel. O objetivo é minimizar o custo total de transporte, sujeito às restrições de oferta e demanda. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos: 1. Definir as variáveis de decisão: quantidade de ração a ser transportada de cada origem para cada destino. 2. Definir a função objetivo: minimizar o custo total de transporte, que é a soma do produto entre a quantidade de ração transportada e o custo unitário de transporte. 3. Definir as restrições de oferta: a quantidade de ração transportada de cada origem não pode ser maior do que a quantidade disponível na origem. 4. Definir as restrições de demanda: a quantidade de ração transportada para cada destino deve ser igual ou maior do que a quantidade demandada pelo destino. Após definir todas as variáveis e restrições, basta utilizar o Solver do Excel para encontrar a solução ótima, que será a quantidade de ração a ser transportada de cada origem para cada destino, de forma a minimizar o custo total de transporte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image