Buscar

Pre teste Solução Oral de Dipirona 1. A forma farmacêutica é o estado final de apresentação dos insumos farmacêuticos ativos, que tem por finalida...

Pre teste Solução Oral de Dipirona

1. A forma farmacêutica é o estado final de apresentação dos insumos farmacêuticos ativos, que tem por finalidade, entre outras coisas, facilitar sua administração e contribuir para que o fármaco chegue ao local de ação e tenha o efeito terapêutico desejado com segurança. Em relação às formas farmacêuticas líquidas, podemos dizer que as soluções:
2. O desenvolvimento e a produção das diferentes formas farmacêuticas requerem a análise cuidadosa de diversos aspectos importantes e podem representar um processo complexo. No que tange às formulações líquidas, as estabilidades química, física e microbiológica do fármaco e dos excipientes são um dos pontos mais críticos para o desenvolvimento das preparações, principalmente as soluções aquosas. A reação de oxidação exemplifica um problema de instabilidade química e consiste:
3. No desenvolvimento de soluções para administração por via oral, a palatabilidade também pode representar um ponto crítico. Muitos fármacos apresentam sabor amargo, limitando a aceitação e a adesão do paciente ao tratamento, principalmente os pacientes pediátricos. Para correção do sabor, visando torná-lo mais agradável, podem-se adicionar às preparações excipientes como:
4. Os excipientes, além de darem forma física às preparações farmacêuticas, desempenham papéis específicos dentro de cada preparação. A escolha desses excipientes deve atender às necessidades da forma farmacêutica, levando em conta as características físicas, químicas e físico-químicas do fármaco e dos próprios adjuvantes. No caso das soluções, os excipientes que poderiam ser selecionados para compor uma formulação são:
5. A dipirona, derivado 5-pirazolônico que apresenta um grupo metanossulfônico na estrutura, é um anti-inflamatório não esteroide com excelente atividade analgésica e antipirética. Apesar de sua venda não ser permitida em muitos países, no Brasil é amplamente utilizado, sendo comercializado na forma sódica em distintas formas farmacêuticas. Em relação à dipirona, podemos afirmar que:
A. são definidas como preparações líquidas em que o fármaco não está dissolvido em um veículo líquido, e sim disperso;
B. são definidas como dispersões em que a fase dispersa (gotículas de um líquido) e a fase dispersante (veículo) são imiscíveis entre si;
C. são definidas como preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em um solvente ou uma mistura de solventes miscíveis entre si.
A. na quebra das ligações químicas entre os átomos dos fármacos, provocada pela luz ultravioleta, podendo produzir radicais livres e causar a isomerização do fármaco;
B. na quebra da molécula do fármaco pela água, sendo mais suscetível em moléculas que contenham em sua estrutura grupos funcionais amidas ou ésteres;
C. no ganho de oxigênio ou perda de hidrogênio da molécula do fármaco e caracteriza-se por uma série de reações mediadas por radicais livres.
A. flavorizantes e edulcorantes;
B. alcalinizantes e acidificantes;
C. antioxidantes e tamponantes.
A. aglutinantes e conservantes;
B. emulsificantes e deslizantes;
C. quelantes e corantes.
A. é um pó cristalino e quase branco, insolúvel em água;
B. é um fármaco estável, ou seja, não suscetível a reações de degradação;
C. a substância 4-metilaminoantipirina (4-MAA) é seu metabólito.

Essa pergunta também está no material:

Pre teste Solução Oral de Dipirona
3 pág.

Farmacotécnica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta para cada pergunta é: 1. C) são definidas como preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em um solvente ou uma mistura de solventes miscíveis entre si. 2. A) na quebra das ligações químicas entre os átomos dos fármacos, provocada pela luz ultravioleta, podendo produzir radicais livres e causar a isomerização do fármaco. 3. A) flavorizantes e edulcorantes. 4. B) emulsificantes e deslizantes. 5. B) é um fármaco estável, ou seja, não suscetível a reações de degradação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina