Buscar

A Lei Federal nº 8.429/1992, alterada pela Lei Federal nº 14.230/2021, estabelece que é ato de improbidade administrativa: a) Se uma autoridade de...

A Lei Federal nº 8.429/1992, alterada pela Lei Federal nº 14.230/2021, estabelece que é ato de improbidade administrativa:

a) Se uma autoridade deixar de prestar contas, quando esteja obrigada a fazê-la, com vistas a ocultar irregularidades, estará sujeita à suspensão de direitos políticos.
b) Se um assistente administrativo revelar fato sigiloso que teve ciência em razão das atribuições, propiciando beneficiamento por informação privilegiada, estará sujeito à suspensão dos direitos políticos.
c) Se um Fiscal receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, estará sujeito, dentre outros, à suspensão de direitos políticos.
d) Se um dirigente de órgão ou entidade frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público, com vistas à obtenção de benefício próprio, estará sujeito à suspensão de direitos políticos.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO8 - Bloco 8 - Nível Intermediário - Direito Administrativo para Concurso Nacional Unificado - 2024
149 pág.

Direito Administrativo e Direito Constitucional Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Se um dirigente de órgão ou entidade frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público, com vistas à obtenção de benefício próprio, estará sujeito à suspensão de direitos políticos. A Lei Federal nº 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, estabelece as condutas que configuram improbidade administrativa, dentre elas, a frustração da licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, bem como a utilização de bens, serviços ou recursos públicos em atividades particulares. A Lei foi alterada pela Lei Federal nº 14.230/2021, que trouxe algumas mudanças em relação às sanções aplicáveis aos atos de improbidade administrativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina