Buscar

Exercício 1 1.1. Procure um colega de turma (ou um amigo) que seja de uma região diferente da sua e liste cinco palavras que vocês pronunciam de ma...

Exercício 1
1.1. Procure um colega de turma (ou um amigo) que seja de uma região diferente da sua e liste cinco palavras que vocês pronunciam de maneira diferente. Indique as regiões consideradas. Identifique a letra (ou letras) correspondentes ao som (ou sons) que marcam esta diferença.
1.2. Como você categoriza a sua variedade lingüística individual em termos comparativos com outras variedades do português? Tente comparar a sua variante com outras que você considera de prestígio, estigmatizadas e neutras. Compare a sua seleção com a de um colega e discuta os fatores que levaram a diferenças.
1.3. Aponte um aspecto do português que marque a variação lingüística entre faixas etárias diferentes. Ilustre com exemplos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1.1. Regiões diferentes do Brasil possuem variações na pronúncia de palavras. Algumas palavras que podem ser pronunciadas de maneira diferente são: "água", "praia", "feijão", "pão" e "cachorro". A letra "g" em "água" pode ser pronunciada como "gu" ou "g", dependendo da região. A letra "r" em "praia" pode ser pronunciada como "h" ou "r", dependendo da região. A letra "j" em "feijão" pode ser pronunciada como "j" ou "g", dependendo da região. A letra "ã" em "pão" pode ser pronunciada como "ão" ou "ã", dependendo da região. A letra "o" em "cachorro" pode ser pronunciada como "ô" ou "o", dependendo da região. 1.2. A variedade linguística individual pode ser categorizada em termos comparativos com outras variedades do português, como as de prestígio, estigmatizadas e neutras. A comparação pode ser feita em relação à pronúncia, vocabulário, gramática e outros aspectos da língua. É importante lembrar que todas as variedades são igualmente válidas e que a escolha de uma variedade em detrimento de outra pode ser influenciada por fatores sociais, culturais e históricos. 1.3. Um aspecto do português que marca a variação linguística entre faixas etárias diferentes é o uso de gírias e expressões populares. Por exemplo, os jovens podem usar expressões como "top", "tá ligado", "mano" e "tipo" com mais frequência do que os mais velhos. Além disso, os jovens podem ter uma pronúncia mais influenciada pela música e pela cultura pop, enquanto os mais velhos podem ter uma pronúncia mais conservadora e tradicional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais