Buscar

Em relação aos princípios penais e processuais penais, analise as seguintes afirmacoes: I- A aplicação do princípio da insignificância não depende ...

Em relação aos princípios penais e processuais penais, analise as seguintes afirmacoes:
I- A aplicação do princípio da insignificância não depende apenas da magnitude do resultado da conduta.
II- Toda vez que alguém é condenado por crime doloso a pena não superior a quatro anos, o julgador deve manifestar-se, fundamentadamente, se é ou não o caso de substituição da sanção corporal pela restritiva de direitos.
III- Conflita com a garantia da individualização da pena a imposição, mediante norma, do cumprimento da pena em regime integralmente fechado.
IV- A falsificação de documento é figura típica cuja objetividade jurídico-penal abrange o risco de dano à fé pública, com a circulação de documento inautêntico.
true
true
true
true
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas III e IV estão corretas.
d) I, II, III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

DirPenal_ProcPenal (1)
678 pág.

Direito Processual Civil I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas II e III estão corretas. Justificativa: I - A aplicação do princípio da insignificância depende não apenas da magnitude do resultado da conduta, mas também de outros fatores, como a ausência de periculosidade social da ação, a mínima ofensividade ao bem jurídico tutelado, a inexpressividade da lesão causada e a ausência de antecedentes criminais do agente. II - De acordo com o artigo 44, § 2º, do Código Penal, toda vez que alguém é condenado por crime doloso a pena não superior a quatro anos, o juiz pode deixar de aplicar a pena privativa de liberdade e substituí-la por uma pena restritiva de direitos, desde que o réu não seja reincidente em crime doloso e as circunstâncias do caso indiquem que a substituição seja suficiente para a reprovação e prevenção do crime. III - Conflita com a garantia da individualização da pena a imposição, mediante norma, do cumprimento da pena em regime integralmente fechado, pois o juiz deve individualizar a pena de acordo com as circunstâncias do caso concreto, levando em consideração as características do agente, a gravidade do crime e as circunstâncias em que foi cometido. IV - A falsificação de documento é figura típica cuja objetividade jurídico-penal abrange o risco de dano à fé pública, com a circulação de documento inautêntico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais