Buscar

17º tema: dogmática jurídica e simplificação do procedimento decisório. argumento de autoridade ou autoridade do argumento? a) O que caracteriza um...

17º tema: dogmática jurídica e simplificação do procedimento decisório. argumento de autoridade ou autoridade do argumento?
a) O que caracteriza uma disciplina como dogmática?
b) Qual é o pressuposto fundamental para que se possa falar em raciocínio dogmático?
c) O autor trata do pensamento dogmático como sinônimo de pensamento formalista ou intransigente? Por quê?
d) Como a dogmática jurídica pode, para o autor, manter a incerteza do sistema jurídico sob controle mesmo ampliando-a?
e) Como o autor entende a relação entre a dogmática jurídica e a incerteza do sistema jurídico?
f) O que é um acórdão?
g) O que é uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF)?
h) O que é um agravo?
i) O que é uma apelação?
j) O que é um habeas corpus?
1. A dogmática jurídica é uma disciplina que busca sistematizar e interpretar o direito a partir de conceitos e categorias jurídicas.
2. O pressuposto fundamental para que se possa falar em raciocínio dogmático é a existência de um sistema jurídico com normas e princípios que possam ser interpretados e aplicados de forma coerente e consistente.
3. O autor não trata o pensamento dogmático como sinônimo de pensamento formalista ou intransigente, mas sim como uma forma de controle da incerteza no sistema jurídico.
4. Para o autor, a dogmática jurídica pode manter a incerteza do sistema jurídico sob controle ao ampliá-la, ou seja, ao reconhecer a existência de diferentes interpretações e perspectivas sobre o direito.
5. O autor entende que a dogmática jurídica é uma forma de controle da incerteza no sistema jurídico, mas que essa incerteza não pode ser totalmente eliminada, pois o direito é uma construção social que está em constante transformação.
6. Um acórdão é o resultado do julgamento proferido pelos tribunais, em que os juízes que a tomam acordam (concordam), por unanimidade ou não, com seu conteúdo básico.
7. Uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) é um tipo de ação movida no STF destinada a evitar ou reparar lesão aos preceitos fundamentais contidos na Constituição e resultante do Poder público (União, Estados Distrito Federal e municípios).
8. Um agravo é o recurso que pode ser introduzido contra uma decisão que não pôs fim ao processo.
9. Uma apelação é o recurso pelo qual se solicita, após decisão judicial, aos tribunais superiores o reexame de questões anteriormente julgadas.
10. Um habeas corpus é uma ação em que alguém (chamado de “impetrante” porque) busca a liberdade de alguém que está sofrendo ou está ameaçado de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de locomoção.

Essa pergunta também está no material:

186 pág.

Ied Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A dogmática jurídica é uma disciplina que busca sistematizar e interpretar o direito a partir de conceitos e categorias jurídicas. b) O pressuposto fundamental para que se possa falar em raciocínio dogmático é a existência de um sistema jurídico com normas e princípios que possam ser interpretados e aplicados de forma coerente e consistente. c) O autor não trata o pensamento dogmático como sinônimo de pensamento formalista ou intransigente, mas sim como uma forma de controle da incerteza no sistema jurídico. d) Para o autor, a dogmática jurídica pode manter a incerteza do sistema jurídico sob controle ao ampliá-la, ou seja, ao reconhecer a existência de diferentes interpretações e perspectivas sobre o direito. e) O autor entende que a dogmática jurídica é uma forma de controle da incerteza no sistema jurídico, mas que essa incerteza não pode ser totalmente eliminada, pois o direito é uma construção social que está em constante transformação. f) Um acórdão é o resultado do julgamento proferido pelos tribunais, em que os juízes que a tomam acordam (concordam), por unanimidade ou não, com seu conteúdo básico. g) Uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) é um tipo de ação movida no STF destinada a evitar ou reparar lesão aos preceitos fundamentais contidos na Constituição e resultante do Poder público (União, Estados Distrito Federal e municípios). h) Um agravo é o recurso que pode ser introduzido contra uma decisão que não pôs fim ao processo. i) Uma apelação é o recurso pelo qual se solicita, após decisão judicial, aos tribunais superiores o reexame de questões anteriormente julgadas. j) Um habeas corpus é uma ação em que alguém (chamado de “impetrante” porque) busca a liberdade de alguém que está sofrendo ou está ameaçado de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de locomoção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais