Buscar

- Marina, consumidora, celebrou um contrato de compra e venda de um carro com a concessionária AutoVeloz Ltda. O contrato estipulava uma cláusula p...

- Marina, consumidora, celebrou um contrato de compra e venda de um carro com a concessionária AutoVeloz Ltda. O contrato estipulava uma cláusula penal moratória no valor de 5% (cinco por cento) do preço total do veículo em caso de atraso no pagamento das parcelas. No entanto, Marina atrasou o pagamento da terceira parcela em 15 dias e a concessionária AutoVeloz Ltda aplicou a cláusula penal moratória conforme estabelecido no contrato. Diante dessa situação, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta, considerando as disposições do Código Civil e o limite da cláusula penal moratória em contratos de consumo. a) A aplicação da cláusula penal moratória pela concessionária AutoVeloz Ltda está correta, pois o contrato estabelece o percentual de 5% para os casos de atraso no pagamento das parcelas. b) A concessionária AutoVeloz Ltda não pode aplicar esta cláusula penal moratória, pois o Art. 413 do Código Civil determina que a penalidade deve ser reduzida equitativamente pelo juiz se o montante da penalidade for manifestamente excessivo. c) A aplicação da cláusula penal moratória pela concessionária AutoVeloz Ltda está correta, uma vez que o limite da cláusula penal moratória em contratos de consumo é de 5%, conforme estabelecido no art. 52, § 1º, da Lei 8.078/1990. d) A concessionária AutoVeloz Ltda não pode aplicar a cláusula penal moratória, pois o Art. 413 do Código Civil determina que a penalidade não deve ser reduzida equitativamente pelo juiz se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte. e) Nenhuma das opções.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as disposições do Código Civil e o limite da cláusula penal moratória em contratos de consumo, a alternativa correta é a letra c) A aplicação da cláusula penal moratória pela concessionária AutoVeloz Ltda está correta, uma vez que o limite da cláusula penal moratória em contratos de consumo é de 5%, conforme estabelecido no art. 52, § 1º, da Lei 8.078/1990.

0
Dislike1
User badge image

Luís Gabriel Bayer

art. 52, § 1º, da Lei 8.078/1990, refere que a penalidade de mora não pode ser superior a 2% e não 5%, conforme refere a responsta gerada por IA. A resposta que encontra amparo na legislação é "B"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais