Buscar

Como as células do sistema nervoso se comunicam? Quais estruturas celulares permitem essa intercomunicação? Como essa informação é conduzida?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As células do sistema nervoso se comunicam por meio de sinapses, que são conexões especializadas entre as células nervosas. As sinapses são formadas por uma estrutura chamada terminal axônico, que libera neurotransmissores, e uma estrutura chamada dendrito, que recebe os neurotransmissores liberados. Os neurotransmissores são substâncias químicas que permitem a transmissão de informações entre as células nervosas. Eles são liberados pelos terminais axônicos e se ligam a receptores específicos nos dendritos das células nervosas receptoras. A informação é conduzida por meio de impulsos elétricos que percorrem o axônio da célula nervosa transmissora até chegar ao terminal axônico, onde é convertida em um sinal químico (neurotransmissor) que é liberado na sinapse. O neurotransmissor se liga aos receptores nos dendritos da célula nervosa receptora, gerando um novo impulso elétrico que percorre o axônio dessa célula e assim por diante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais