Buscar

O que é o órgão tendinoso de Golgi? É um receptor sensorial especializado do sistema somestésico que possui estrutura encapsulada, cujo interior é...

O que é o órgão tendinoso de Golgi?

É um receptor sensorial especializado do sistema somestésico que possui estrutura encapsulada, cujo interior é formado por um emaranhado de fibras colágenas, que se entrelaçam com as fibras aferentes Ib, que são seus receptores.
O órgão tendinoso de Golgi é sensível à tensão no músculo que é refletida no tendão muscular. Esta tensão pode ser ocasionada pela contração ativa, como pela distensão passiva realizada em um músculo.
Quando uma tensão é exercida sobre o tendão de algum músculo, as fibras colágenas localizadas no interior da cápsula do órgão tendinoso de Golgi são estiradas e estimulam os terminais Ib que estão entrelaçados à elas, então o potencial de ação é transmitido para a medula espinal através das fibras sensoriais Ib.
O limiar do órgão tendinoso de Golgi é baixo, portanto ele é ativado quando há um significativo aumento de tensão no tendão do músculo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O órgão tendinoso de Golgi é um receptor sensorial especializado do sistema somestésico que é sensível à tensão no músculo que é refletida no tendão muscular. Ele é formado por um emaranhado de fibras colágenas, que se entrelaçam com as fibras aferentes Ib, que são seus receptores. Quando uma tensão é exercida sobre o tendão de algum músculo, as fibras colágenas localizadas no interior da cápsula do órgão tendinoso de Golgi são estiradas e estimulam os terminais Ib que estão entrelaçados à elas, então o potencial de ação é transmitido para a medula espinal através das fibras sensoriais Ib. O limiar do órgão tendinoso de Golgi é baixo, portanto ele é ativado quando há um significativo aumento de tensão no tendão do músculo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais