Buscar

Ainda que o agronegócio tenha apresentado retração em 2016, ele é um dos motores da economia do país. E promete recordes em 2017 por Maria Fernanda...

Ainda que o agronegócio tenha apresentado retração em 2016, ele é um dos motores da economia do país. E promete recordes em 2017 por Maria Fernanda Teperdgian. Um setor robusto e dinâmico. Em 2016, a economia brasileira seguiu em queda. O Produto Interno Bruto (PIB) – a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos no país – recuou 3,6% em relação ao ano anterior, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor agropecuário, que até então resistia à crise, apresentou retração de 6,6%. Entre os três setores econômicos, foi o mais afetado – a indústria caiu 3,8% e serviços, 2,7%. Uma das razões para isso é que as três principais culturas do país, a soja, a cana-de-açúcar e o milho, tiveram quebra de safra. Isso significa que registraram diminuição na produção anual e perda da produtividade devido, sobretudo, a fatores climáticos. Entretanto, ainda que esse quadro mais recente da situação da agropecuária mostre uma queda, é importante não perder de vista que o agronegócio representa um setor fundamental para a economia brasileira: ele responde por mais de 20% do PIB, 35% dos empregos gerados no país e tem papel fundamental no conjunto das exportações. E as projeções para 2017 mostram mais do que uma recuperação do segmento – aguarda-se um recorde no setor agrícola (veja o Saiu na Imprensa, na pág. 117). Destaque internacional. O Brasil é um dos gigantes da agropecuária no mundo. Ocupa a segunda posição entre os maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o país deve alcançar a liderança desse ranking nos próximos dez anos. O aumento da população mundial e o crescimento das economias emergentes ampliam a demanda por alimentos e matérias-primas.

O agronegócio é um dos motores da economia brasileira, respondendo por mais de 20% do PIB, 35% dos empregos gerados no país e tem papel fundamental no conjunto das exportações.
Em 2016, o setor agropecuário resistiu à crise e apresentou crescimento.
As três principais culturas do país, a soja, a cana-de-açúcar e o milho, tiveram aumento na produção anual e produtividade.
O Brasil é o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas, ultrapassando os Estados Unidos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a sua pergunta sobre o texto?

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais