Buscar

Em um estudo sobre uma miopatia, várias famílias exibiam problemas de visão, fraqueza muscular e surdez (M. Zeviani et al. 1990. American Journal o...

Em um estudo sobre uma miopatia, várias famílias exibiam problemas de visão, fraqueza muscular e surdez (M. Zeviani et al. 1990. American Journal of Human Genetics 47:904-914). A análise do mtDNA de pessoas afetadas nessas famílias revelou que uma grande quantidade de seu mtDNA tinha deleções de tamanhos variáveis. Diferentes membros da mesma família e até diferentes mitocôndrias da mesma pessoa apresentavam deleções de variados tamanhos, então o defeito envolvido parecia ser uma tendência de o mtDNA das pessoas afetadas ter as deleções. Um heredograma de uma das famílias estudadas é apresentado aqui. Os pesquisadores concluíram que esse distúrbio é herdado como um traço autossômico dominante, e então mapearam o gene responsável pela doença em uma posição no cromossomo 10 no núcleo.

Quais características do heredograma descartam a herança de um traço codificado por um gene no mtDNA?
Explique como uma mutação em um gene nuclear poderia levar a deleções no mtDNA.

O heredograma apresenta transmissão vertical, o que indica que a herança é autossômica.
O heredograma apresenta homens e mulheres afetados, o que indica que a herança é autossômica.
O heredograma apresenta transmissão de pai para filho, o que indica que a herança é autossômica.
A análise do mtDNA revelou que diferentes membros da mesma família e até diferentes mitocôndrias da mesma pessoa apresentavam deleções de variados tamanhos, o que indica que o defeito envolvido é uma tendência do mtDNA das pessoas afetadas ter as deleções.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As características do heredograma que descartam a herança de um traço codificado por um gene no mtDNA são a transmissão vertical, a presença de homens e mulheres afetados e a transmissão de pai para filho. Essas características indicam que a herança é autossômica, ou seja, o gene responsável pela doença está localizado no núcleo da célula e não no mtDNA. Uma mutação em um gene nuclear poderia levar a deleções no mtDNA por meio de um processo chamado depleção mitocondrial. Quando um gene nuclear defeituoso interfere na função mitocondrial normal, a mitocôndria pode perder sua capacidade de replicar seu próprio DNA. Isso pode levar a uma diminuição na quantidade de mtDNA presente na célula, o que pode resultar em deleções no mtDNA.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina