Buscar

Como o exercício físico provoca alterações e adaptações metabólicas? O exercício físico é um estímulo potente para a captação de glicose pelo músc...

Como o exercício físico provoca alterações e adaptações metabólicas?

O exercício físico é um estímulo potente para a captação de glicose pelo músculo esquelético, sendo que, tanto o transporte de glicose estimulado por insulina como por exercício são mediados pela translocação dos transportadores de glicose dos sítios de estocagem intracelular para a superfície da membrana.
A adaptação a longo prazo ao exercício físico se deve ao efeito acumulativo de cada sessão de exercícios, ocasionando o estabelecimento de um novo estado estável metabólico, conseguido por meio da síntese de proteínas envolvidas em vias moleculares relacionadas aos estímulos oferecidos.
A AMPK é considerada um sensor do status de energia celular, uma espécie de “interruptor metabólico” e é um candidato que pode mediar parte do efeito do exercício no metabolismo da glicose e lipídico.
As investigações sobre os mecanismos moleculares pelos quais as adaptações à um programa de exercícios físicos ocorre no organismo humano, ainda encontram-se em fase embrionária na literatura.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I, II e III estão corretas.
d) Apenas III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Fisiologia do Exercício Apostila
21 pág.

Fisiologia do Exercício Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O exercício físico provoca alterações e adaptações metabólicas por meio da síntese de proteínas envolvidas em vias moleculares relacionadas aos estímulos oferecidos. A AMPK é considerada um sensor do status de energia celular, uma espécie de “interruptor metabólico” e é um candidato que pode mediar parte do efeito do exercício no metabolismo da glicose e lipídico. Portanto, a alternativa correta é a letra b) Apenas II e III estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais