Buscar

6.1 Teoria burocrática 6.1.1 Características da burocracia A organização é um conjunto de atividades, contínua e intencional, que tem personalida...

6.1 Teoria burocrática

6.1.1 Características da burocracia

A organização é um conjunto de atividades, contínua e intencional, que tem personalidade jurídica e individualidade socialmente reconhecida.

Segundo Weber (apud CHIAVENATO, 2004), o tipo ideal de burocracia apresenta dimensões que a tornam funcional e eficaz:

• Formalização: normas e regras escritas para delinear as atividades e descrever os procedimentos que devem ser cumpridos. A organização deve funcionar de acordo com um conjunto de instruções previamente estabelecidas: regras e regulamentos, regimento interno e estatutos. Tenta-se contemplar todos os casos gerais e particulares, sem exceção.

• Caráter formal das comunicações: as comunicações horizontais, verticais e nos demais sentidos devem ser formalizadas seguindo o planejamento de comunicação no que tange ao que comunicar, para quem, como, quando, onde, para que comunicar formalmente.

• Divisão do trabalho: os cargos e postos de trabalho são definidos conforme a necessidade e os objetivos organizacionais, de forma a atender às especificações do trabalho a ser realizado. As instruções são impessoais e orientam as ações, sendo que sua obediência faz cumprir as atividades da melhor forma possível. Cada função mais baixa está sob controle e supervisão da mais alta, assegurando unidade de controle por meio da subordinação a um único chefe.

• Princípio da hierarquia: a hierarquia de autoridade é bem definida. Os níveis hierárquicos são criados de acordo com as análises de necessidade relativas à amplitude de controle de cada cargo e sua relação com o aumento de subordinados diretos.

• Impessoalidade: o relacionamento entre os funcionários deve ser impessoal, de cargo para cargo, de acordo com as regras de comunicação formal. A ênfase da burocracia não é nas pessoas, mas sim nos cargos planejados e descritos. Existe um fluxo de entrada e saída de pessoas do quadro da empresa, porém os cargos permanecem e perpetuam a organização.

• Qualificação e competência técnica: principal critério para recrutamento e seleção dos participantes. Prevalece a competência e qualificação em detrimento de preferências de ordem pessoal no que diz respeito à escolha dos candidatos. Elas tornam-se necessárias para o exercício da meritocracia, base central do modelo burocrático, por isso são aplicados testes e concursos para o preenchimento das vagas ou para promoções. A habilidade de julgamento do superior hierárquico é sempre requisitada para a decisão sobre promoções, quer sejam por antiguidade, quer sejam por mérito funcional.

• Separação entre propriedade e administração: o capital investido na organização não é de propriedade dos gestores burocratas. A administração está separada da propriedade dos meios de produção e, consequentemente, o capitalista cada vez mais afastado da gestão do seu próprio negócio. O gestor é um profissional especializado em administração.

• Profissionalização do funcionário: como decorrência da própria divisão do trabalho, os funcionários são profissionais especializados, remunerados em escala proporcional aos cargos, funções e nível hierárquico que ocupam. Os cargos definem a sua atuação dentro da organização; são nomeados pelo superior imediato por tempo indeterminado.

• Previsibilidade do comportamento: o arcabouço de regras, regulamentos e normas pretendem aumentar consideravelmente o grau de previsibilidade das ações e dos resultados da operação. Os procedimentos e decisões tomadas, pelas diretrizes e regras estabelecidas, seguem um ritual padronizado, que direciona os resultados para um espaço comum, previamente delineado.


Essa pergunta também está no material:

Livro-Texto Unidade III Unip
33 pág.

Fundamentos de Admnistração

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A teoria burocrática, segundo Weber, apresenta as seguintes características: formalização, caráter formal das comunicações, divisão do trabalho, princípio da hierarquia, impessoalidade, qualificação e competência técnica, separação entre propriedade e administração, profissionalização do funcionário e previsibilidade do comportamento. Essas dimensões tornam a burocracia funcional e eficaz.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais