Buscar

Uma das principais técnicas que pode ser aplicada no processo criativo é a Tempestade de Ideias (Brainstorming), criada por Osborn em 1953. Esta té...

Uma das principais técnicas que pode ser aplicada no processo criativo é a Tempestade de Ideias (Brainstorming), criada por Osborn em 1953. Esta técnica pode ser empregada por grupos ou indivíduos, e consiste em exercícios mentais para resolver determinados problemas por meio de associações livres que resultam em soluções. Seu êxito está relacionado a alguns quesitos. Com base no texto, analise as duas afirmacoes: I- Osborn afirma que, em uma sessão de Brainstorming, deve-se incentivar o surgimento de ideias - quanto mais, melhor. Ele associa a quantidade a qualidade, sugerindo que se pense em muitas ideias sem se importar com as que já foram mencionadas. As ideias de uma pessoa podem ser baseadas nas ideias dos outros, combinando-as e aperfeiçoando-as. PORQUE II- Há uma grande diversidade de conhecimento prévio – desde pessoas que sabem muito sobre o tema até as que o desconhecem. Quem não sabe deve ser discretamente avisado de que suas ideias não alcançariam o resultado esperado. Não deve ser tolerado qualquer fator que iniba o livre fluir das ideias. Marque a alternativa que interpreta corretamente estas afirmações:

I- Osborn afirma que, em uma sessão de Brainstorming, deve-se incentivar o surgimento de ideias - quanto mais, melhor. Ele associa a quantidade a qualidade, sugerindo que se pense em muitas ideias sem se importar com as que já foram mencionadas. As ideias de uma pessoa podem ser baseadas nas ideias dos outros, combinando-as e aperfeiçoando-as.
II- Há uma grande diversidade de conhecimento prévio – desde pessoas que sabem muito sobre o tema até as que o desconhecem. Quem não sabe deve ser discretamente avisado de que suas ideias não alcançariam o resultado esperado. Não deve ser tolerado qualquer fator que iniba o livre fluir das ideias.
A afirmativa I é verdadeira e a II falsa.
A afirmativa II é verdadeira e a I falsa.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As afirmativas I e II são falsas.

Essa pergunta também está no material:

Processo de Criatividade Un 02
5 pág.

Criatividade Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As afirmativas I e II são verdadeiras e a II justifica a I". A afirmativa I está correta, pois Osborn defende que, em uma sessão de Brainstorming, deve-se incentivar o surgimento de ideias, sem se importar com as que já foram mencionadas, e que a quantidade de ideias está relacionada à qualidade, já que as ideias de uma pessoa podem ser baseadas nas ideias dos outros, combinando-as e aperfeiçoando-as. A afirmativa II também está correta, pois Osborn destaca que a diversidade de conhecimento prévio é importante para o sucesso do Brainstorming, mas que quem não sabe deve ser discretamente avisado de que suas ideias não alcançariam o resultado esperado. Além disso, ele afirma que não deve ser tolerado qualquer fator que iniba o livre fluir das ideias. A afirmativa II justifica a I, pois a diversidade de conhecimento prévio e a liberdade para expor ideias sem inibições contribuem para o surgimento de mais ideias e, consequentemente, para a qualidade das soluções encontradas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais