Buscar

Etapa 2 Você foi contratado para elaborar o projeto de fundações de um terreno de 360 m², ainda na fase de estudos preliminares da obra. Conversand...

Etapa 2
Você foi contratado para elaborar o projeto de fundações de um terreno de 360 m², ainda na fase de estudos preliminares da obra. Conversando com outros engenheiros, você descobriu que na região em que o terreno está localizado é comum que na sondagem seja encontrado solo adequado entre 1 e 1,5 metros de profundidade. Nesse caso, de acordo com a NBR 6122: Projeto e Execução de Fundações, você deve pedir uma investigação geotécnica no local? Caso a resposta seja positiva, qual quantidade de sondagens deve ser realizada?

O enunciado apresenta uma situação-problema clara e objetiva sobre a necessidade de investigação geotécnica em um terreno de 360 m².
O enunciado apresenta uma pergunta clara e objetiva sobre a quantidade de sondagens que devem ser realizadas em um terreno de 360 m².

Essa pergunta também está no material:

Etapa 1 Indique quais são os tipos de processos geotécnicos que podem ser utilizados para a investigação dosubsolo
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, de acordo com a NBR 6122, é necessário realizar uma investigação geotécnica no local, mesmo que seja comum encontrar solo adequado entre 1 e 1,5 metros de profundidade. Quanto à quantidade de sondagens, a norma não especifica um número exato, mas recomenda que sejam realizadas pelo menos duas sondagens para terrenos com até 500 m², e uma sondagem adicional para cada 500 m² adicionais. Portanto, para um terreno de 360 m², seria recomendado realizar pelo menos duas sondagens.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais