Buscar

De acordo com as situações apresentadas abaixo, leia com atenção responda o que se pede: QUESTÃO 1. O SUS é constituído por uma série de serviços,...

De acordo com as situações apresentadas abaixo, leia com atenção responda o que se pede:

QUESTÃO 1. O SUS é constituído por uma série de serviços, que possuem objetivos diferentes e complementares, mas sempre com foco na saúde e seguindo os princípios e diretrizes preconizados pela lei 8.080/90 e lei 8.142/90 (Lei Orgânica da Saúde/LOS). Eles podem estar sob a gestão de qualquer uma das três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Isso determinará a abrangência de suas ações: os serviços federais geralmente determinam regras e fluxos que são referências para os demais serviços nacionais (estaduais e municipais), e estes, por sua vez, são referências locais, responsáveis pelos seus estados e cidades (PAIM;SILVA,2010). Com base nestas informações descritas:
FURTADO, M. D. D; OLIVEIRA, R. G. Saúde Coletiva. Maringá: UniCesumar, 2017. [Unidade 2, p. 45-67].

a) Cite e Explique os princípios doutrinários/éticos e organizacionais que regem a administração pública dos serviços de saúde brasileiro.

Citar os princípios doutrinários/éticos e organizacionais que regem a administração pública dos serviços de saúde brasileiro.
Explicar os princípios doutrinários/éticos e organizacionais que regem a administração pública dos serviços de saúde brasileiro.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os princípios doutrinários/éticos e organizacionais que regem a administração pública dos serviços de saúde brasileiro são: 1. Universalidade: todos têm direito ao acesso aos serviços de saúde, sem qualquer tipo de discriminação. 2. Equidade: os serviços de saúde devem ser distribuídos de forma justa e igualitária, levando em consideração as necessidades de cada indivíduo. 3. Integralidade: os serviços de saúde devem ser prestados de forma completa, abrangendo todas as áreas necessárias para a promoção, prevenção e recuperação da saúde. 4. Participação social: a população deve ser envolvida na gestão e no controle dos serviços de saúde, por meio de conselhos e outras formas de participação. 5. Descentralização: os serviços de saúde devem ser geridos de forma descentralizada, com a participação das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), para garantir a efetividade e a eficiência do sistema. Esses princípios são fundamentais para garantir um sistema de saúde justo, eficiente e de qualidade para toda a população brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais