Buscar

Qual intensidade ideal para melhorar a aptidão sem causar riscos à saúde? A prática regular de exercícios resulta na melhora da aptidão física, qu...

Qual intensidade ideal para melhorar a aptidão sem causar riscos à saúde?

A prática regular de exercícios resulta na melhora da aptidão física, que contribui para a melhora da saúde e da qualidade de vida.
A aptidão física refere-se à capacidade de realizar um esforço sem que haja fadiga em excesso, podendo ser dividida em duas categorias principais: a capacidade referente à capacidade de realizar tarefas continuas que envolvam os grandes grupos musculares, como caminhar, correr, pedalar; e a capacidade muscular, que é a capacidade de deslocar uma carga ou vencer uma resistência por meio de contrações musculares, como força, resistência e potência.
A prática regular de exercícios sobrecarrega os sistemas cardiovascular e que têm de se adaptar a essa demanda, promovendo, assim, a aptidão.
A aptidão física melhora diferentes aspectos, como: potência aeróbica, força, flexibilidade, agilidade, coordenação motora, velocidade e composição corporal.
Há uma inter-relação entre atividade física, aptidão física, saúde e qualidade de vida, de modo que cada uma dessas variáveis interfere na outra, seja de forma positiva ou negativa.

Essa pergunta também está no material:

1 (40)
1 pág.

Química Aquática Escuela Universidad NacionalEscuela Universidad Nacional

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A intensidade ideal para melhorar a aptidão física sem causar riscos à saúde varia de acordo com a condição física de cada indivíduo. No entanto, a American College of Sports Medicine (ACSM) recomenda que a intensidade do exercício esteja entre 60% e 80% da frequência cardíaca máxima (FCM) para indivíduos saudáveis e sem contraindicações médicas. Para calcular a FCM, basta subtrair a idade de 220. Por exemplo, para uma pessoa de 30 anos, a FCM seria de 190 batimentos por minuto (220 - 30). É importante lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física é recomendado consultar um profissional de educação física e um médico para avaliar a condição física e identificar possíveis riscos à saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais