Buscar

Sobre o continente africano, é CORRETO afirmar que: 1) é um continente cuja população urbana é superior à rural, considerando que a indústria é a ...

Sobre o continente africano, é CORRETO afirmar que:

1) é um continente cuja população urbana é superior à rural, considerando que a indústria é a atividade econômica predominante.
2) mesmo com enormes riquezas naturais, em sua maior parte é um continente pobre e subdesenvolvido que apresenta baixos índices de desenvolvimento econômico.
4) a origem dos baixos índices de desenvolvimento econômico e social no continente tem raízes históricas, relacionadas às ocupações e à expropriação de riquezas por parte de vários países europeus desde pelo menos o século XV.
8) a maior parte dos países que formam o continente teve suas fronteiras traçadas por países colonizadores que não se preocuparam com as culturas das diversas etnias nem com o uso de seus territórios.
16) os problemas sociais dos países africanos são resultado da forma de organização política e econômica, baseada em culturas ancestrais, e do isolamento do mundo ocidental.
32) a Revolução Técnico-Científico-Informacional, ocorrida na Europa oriental, motivou vários países europeus a explorar matérias-primas no continente, especialmente minérios, fundamentais para a produção industrial.
a) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 4 e 8 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 8 e 16 estão corretas.
e) Apenas as afirmativas 16 e 32 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Geografia-8-ano
7 pág.

Geografia Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas. A afirmativa 1 está incorreta, pois a população rural é superior à urbana no continente africano. A afirmativa 2 está correta, pois apesar das riquezas naturais, a maior parte do continente é pobre e subdesenvolvida. A afirmativa 4 está correta, pois a história de exploração e expropriação de riquezas por países europeus é uma das raízes dos baixos índices de desenvolvimento econômico e social no continente. A afirmativa 8 está incorreta, pois as fronteiras foram traçadas pelos países colonizadores, mas não é correto afirmar que não se preocuparam com as culturas das diversas etnias nem com o uso de seus territórios. A afirmativa 16 está incorreta, pois a organização política e econômica dos países africanos não é baseada apenas em culturas ancestrais e o isolamento do mundo ocidental não é a única causa dos problemas sociais. A afirmativa 32 está incorreta, pois a Revolução Técnico-Científico-Informacional não ocorreu na Europa oriental e a exploração de matérias-primas no continente africano não foi motivada apenas por essa revolução.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais