Buscar

No século XX, muitos filósofos tomaram a linguagem como fundamento para o pensamento em geral e para a filosofia em particular, tendência que ficou...

No século XX, muitos filósofos tomaram a linguagem como fundamento para o pensamento em geral e para a filosofia em particular, tendência que ficou conhecida como virada linguística, que definiu um campo de investigação filosófica chamada de filosofia analítica. Sobre a filosofia analítica, que teve Ludwig Wittgenstein como seu principal destaque, é correto afirmar:

Wittgenstein afirma que o pensamento e a linguagem são indissociáveis, sendo impossível pensar algo que não possa ser dito.
A resposta correta é: Wittgenstein afirma que o pensamento e a linguagem são indissociáveis, sendo impossível pensar algo que não possa ser dito.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação - Questionário 2
4 pág.

Conhecimentos Históricos-filosóficos da Educação Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a afirmação está correta. Wittgenstein defendia que a linguagem é a base do pensamento e que não é possível pensar em algo que não possa ser expresso linguisticamente. Essa ideia é conhecida como "tese da indissociabilidade entre pensamento e linguagem". Para Wittgenstein, a linguagem é um jogo de regras que permite a comunicação entre as pessoas e a construção do conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais