Buscar

Questão 1. Discorrendo sobre a obra de Celso Furtado, o cientista político César Benjamin afirma que: Ao longo de toda sua obra, Furtado diz que o ...

Questão 1. Discorrendo sobre a obra de Celso Furtado, o cientista político César Benjamin afirma que:
Ao longo de toda sua obra, Furtado diz que o subdesenvolvimento é um processo específico, que tende a reproduzir‑se no tempo, e não uma etapa transitória, que conteria em si, mais ou menos naturalmente, as condições de sua superação. O fortalecimento do mercado interno, o desenvolvimento da indústria e a formação de um núcleo endógeno de criação e difusão de progresso técnico – necessários para a superação da nossa condição – não poderiam resultar de forças espontâneas. Exigiam uma intervenção consciente, voltada para produzir mutações.
Fonte: BENJAMIN, C. Uma certa ideia de Brasil. In: ARAÚJO, T.; VIANNA, S.; MACAMBIRA, Jr. (Org.). 50 anos de formação econômica do Brasil: ensaios sobre a obra clássica de Celso Furtado. Rio de Janeiro: Ipea, 2009. p. 19.
Sobre o subdesenvolvimento dos países latino americanos incluindo o Brasil, Furtado entendia que ele estava relacionado:

Ao longo de toda sua obra, Furtado diz que o subdesenvolvimento é um processo específico, que tende a reproduzir‑se no tempo, e não uma etapa transitória, que conteria em si, mais ou menos naturalmente, as condições de sua superação.
O fortalecimento do mercado interno, o desenvolvimento da indústria e a formação de um núcleo endógeno de criação e difusão de progresso técnico – necessários para a superação da nossa condição – não poderiam resultar de forças espontâneas. Exigiam uma intervenção consciente, voltada para produzir mutações.
Furtado aponta a dependência histórica desses países em relação às suas metrópoles que impediriam, por exemplo, a organização de conhecimentos técnicos e científicos capazes de beneficiar a economia local, que continuou de forma preponderante a exportar matérias primas tal como no período colonial.
A) ao regime de governo monárquico preponderante depois do processo de independência.
B) ao fato que, depois de se tornarem nações independentes, os países latino‑americanos se afastaram da economia agrária e de produtos primários que conheciam melhor, passando a se aventurar nas atividades industriais.
C) à posição de centralidade desses países no sistema capitalista, o que dificultou seu desenvolvimento econômico.
D) ao legado da colonização, fazendo com que as premissas históricas do desenvolvimento não estivessem presentes nesses países.
E) ao mercado interno de largas proporções encontrado nesses países o que dificultava a política de substituição de importações.

Essa pergunta também está no material:

A Questão Social em Octavio Ianni
33 pág.

Serviço Social Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a alternativa correta é a letra D, pois Furtado aponta a dependência histórica desses países em relação às suas metrópoles que impediriam, por exemplo, a organização de conhecimentos técnicos e científicos capazes de beneficiar a economia local, que continuou de forma preponderante a exportar matérias primas tal como no período colonial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais